O aumento da inflação impacta uma série de preços cobrados em diversos setores, entre eles, os juros do rotativo cobrados pelo atraso no pagamento do cartão de crédito. Com a retomada do setor econômico, os percentuais aplicados voltam gradativamente ao patamar pré-pandemia.
A taxa do juros do rotativo é a mais cara cobrada pelos serviços do cartão de crédito. O índice teve um aumento de 339,5% pelo terceiro mês seguido. Os dados foram divulgados pelo Banco Central do Brasil (BCB) nesta segunda-feira, 25. Esse é o maior patamar desde o mês de agosto de 2017.
Na época, o juros rotativo estavam em 392,29%. Em junho deste ano, a modalidade havia chegado a 327,5%. O salto no percentual acontece em meio à trajetória de alta na taxa básica de juros, a Selic, desde o início deste ano e não tem previsão para ser cessada. Na primeira reunião do Banco Central desta semana, a alta foi de um ponto percentual, passando para 7,25%. Contudo, o mercado financeiro aposta em uma alta mais expressiva, chegando a 7,5%.
Tendo este fator em vista, os juros médios cobrados pelo mercado financeiro chegaram a 21,6% ao ano somente no mês de setembro, após quatro meses seguidos de alta. Este foi o maior índice registrado desde março de 2020. É importante explicar que o reajuste nos juros também é válido para pessoas físicas e jurídicas.
Neste último caso, a alta dos juros ocorre consecutivamente desde o mês de junho, época em que as empresas precisavam pagar cerca de 12,8% de juros ao ano. No mês passado, o número chegou a 14,9%, o maior patamar registrado desde agosto de 2019.
Enquanto isso, o crédito aplicado em capital de giro, modalidade pouco procurada por empresas, diante da liberdade que ela concede aos gastos, foi um dos que mais registrou alta nos juros. O percentual de 16,2% ao ano em agosto saltou para 17,6% em setembro, este foi o maior número desde 17,7% de janeiro de 2019.
Veja a seguir o juros rotativo cobrado por cartões de crédito que têm se destacado no mercado!
Juros rotativo do cartão de crédito do banco original
O juros rotativo do cartão de crédito mastercard oferecido pelo Banco Original é de 11,09% ao mês. Mas se você pagar sua conta em dia, não é preciso se preocupar com essa taxa, pois ela é cobrada apenas em caso de inadimplência.
Além disso, os clientes do cartão de crédito banco original também contribuem com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no âmbito federal. O IOF cobrado por meio do cartão Original Internacional o IOF é de 6,38%, percentual que é convertido para 1,1% em moedas estrangeiras.
Juros rotativo do cartão de crédito BMG
O diferencial do cartão BMG consignado, é que as taxas de juros são reduzidas. Enquanto os demais bancos cobram juros de até 298,6% ao ano pelo uso da ferramenta, a taxa cobrada pelo BMG é de apenas 2,70% ao mês.
Este percentual aplicado ao BMG card visa respeitar as diretrizes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Se tratando exclusivamente do juros rotativo, a cobrança não ultrapassa 3,36% ao mês.