Não precisa ser um advogado ou especialista em cartão de crédito para entender como é um contrato básico de cessão de cartão de crédito. Se você é aposentado ou pensionista do INSS, provavelmente já ouviu falar ou até mesmo aderiu a este produto, que os mais diversos bancos oferecem. Por isso que hoje, vamos indicar como funciona o cartão de crédito consignado do INSS.
Sabemos que você não quer prejudicar sua estabilidade financeira e acabar sem dinheiro, então, leia cada palavra e considere cada responsabilidade e obrigação com muito cuidado antes de concordar com elas. Continue lendo este artigo se você não estiver claro o que um contrato de autorização de cartão de crédito deve incluir.
Como funciona o cartão de crédito consignado do INSS?
Uma das vantagens de se ter um cartão de crédito consignado do INSS, é que a taxa de juros neste cartão de crédito é muito melhor do que nos cartões de crédito padrão. Uma das principais diferenças é que o valor correspondente ao saldo mínimo do cartão de crédito do portador designado é descontado diretamente do benefício de aposentadoria.
Verifique se o contrato do seu cartão de crédito especifica o número de pagamentos que sairá do seu benefício. Por exemplo, os aposentados e pensionistas do INSS poderão solicitar cartão de crédito consignado em 2023 para que possam fazer compras e saques do INSS.
Quem pode adquirir um cartão de crédito consignado do INSS?
Todos os trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e militares, têm o direito de contrair um cartão de crédito consignado. Além disso, há um limite de quanto de seus benefícios de pensão você pode deduzir.
Mas a legislação prevê que os bancos e outras instituições financeiras não podem mais conceder crédito consignado aos beneficiários do BPC. No entanto, lembre-se: a dedução do valor gasto, sai diretamente da aposentadoria do beneficiário.
Quais são os tipos de crédito consignado existentes no mercado brasileiro?
Existem 2 tipos de cartão de crédito consignado existentes no mercado.
Cartão de Crédito Consignado (RMC)
O cartão RMC não tem data de validade, assim, por não ter um prazo de vencimento, o valor mínimo da fatura, será sempre descontado da folha de pagamento, até que o cartão de crédito esteja ativo. Assim, é preciso estar sempre de olho, e quando finalizar o pagamento do cartão, deve desativá-lo, para não correr o risco de se endividar demais.
Vale ressaltar que muitas pessoas confundem o empréstimo consignado com o cartão de crédito consignado. Por não definir uma data inicial e uma data final, o cartão RMC deve especificar quando os pagamentos de desconto designados ocorrerão em benefício do aposentado ou pensionista.
Cartão Consignado de Benefício (RCC)
O funcionamento do cartão RCC é semelhante ao RMC, assim, é possível fazer a contratação ou financiamento de bens utilizando o RCC, bem como, realizar compras online e em lojas físicas.
O que o diferencia do RCM, é que o RCC apresenta algumas vantagens adicionais como:
- Seguro de vida;
- Auxílio-funeral;
- Desconto em farmácia e drogaria.