A facilidade de ter um bom cartão de crédito é o que atrai muita gente para esse tipo de produto. Contudo, algumas pessoas podem ter mais uma vantagem: a de não pagar a fatura todos os meses. Isso porque o cartão consignado permite não ter essa preocupação, com bons limites e também com boas vantagens vinculadas à conta bancária.
Por isso, hoje vamos entender como funciona o cartão de crédito consignado, quem tem direito e quais as vantagens e desvantagens desse produto.
O que é o cartão de crédito consignado?
O cartão de crédito consignado é uma modalidade ainda pouco popular no país. Isso porque, apesar de a opções existir, poucas pessoas que têm direito utilizam desse meio. Para analistas, a medida pode ser positiva para algumas pessoas. Por outro lado, ele pode ser uma armadilha para quem não tem controle das finanças.
Isso porque o valor da fatura é descontado, automaticamente, do pagamento do salário, seja pelo INSS, seja pelo próprio governo. Por isso, é possível usá-lo de forma mais tranquila, dado que o valor sai diretamente do rendimento. Contudo, isso também exige mais controle, dado que pode retirar dinheiro disponível para outras despesas essenciais do mês.
Dessa forma, é possível ter bons limites, com excelenes vantagens de contas. Isso porque os bancos que oferecem esse produto costumam ter contas completas, com transferências por Pix, acesso a empréstimos e financiamentos. É o caso do Banco Neon, que fornece esse cartão para todos os clientes.
Vantagens e desvantagens
A forma de funcionamento do cartão de crédito consignado permite que as pessoas que o utilizam tenham diversas vantagens. Contudo, ele também exige cuidados especiais na hora da contratação, dado que o desconto automático pode prejudicar outras contas.
Por isso, ao contratar um cartão de crédito consignado, a primeira coisa a se analisar é o limite. Isso porque o limite do cartão não pode ser alto, com o intuito de evitar gastos exacerbados durante o mês. Além disso, é preciso entender quanto da sua renda mensal você destinará para os gastos nessa modalidade.
Isso porque um uso errado desse cartão pode prejudicar o pagamento de outras contas, dado que o desconto vem diretamente na folha de pagamentos. Por isso, certifique-se de usar o produto da forma correta.
Vale lembrar que apenas algumas pessoas têm direito a esse tipo de cartão de crédito. Isso porque ele está disponível apenas para funcionários públicos, além de aposentados e pensionistas do INSS. Dessa forma, o produto é voltado ao mesmo público do empréstimo consignado.