O mercado brasileiro é repleto de opções de cartões de crédito para os clientes. Atualmente, existem mais de 400 opções para o trabalhador escolher aquele que melhor se encaixa na vida financeira pessoal. Exatamente por isso que não existe um cartão que seja melhor que outro. Apesar disso, existem algumas variáveis que você precisa levar em conta na hora de escolher o seu.
Isso porque os cartões possuem benefícios diferentes, públicos diferentes e até mesmo funções diferentes, mesmo que sejam todos meios de pagamentos. Dessa forma, hoje vamos falar sobre como escolher o seu cartão de crédito.
Por que ter um cartão de crédito?
Existem diversas vantagens em contratar um cartão de crédito. Isso porque anteriormente ele era usado apenas para postergar dívidas. Agora, é possível ganhar dinheiro com o cartão, o que pode contribuir muito na sua vida financeira. Apesar disso, é preciso ter organização para que esse produto não vire o principal vilão da sua vida.
O primeiro motivo para ter um cartão de crédito é ter uma opção para o acúmulo de milhas aéreas. Com isso, você consegue acumular pontos sem gastar nada a mais. Posteriormente, você conseguirá viajar pagando bem menos ou até mesmo de graça. Atualmente, existem cartões com milhas para todas as faixas de renda.
Além disso, há quem goste de cashback. Para ter ainda mais acesso a esse valor que volta para você, o cartão de crédito também é uma excelente opção. Isso porque os bancos retornam o valor para a sua conta automaticamente. Dessa forma, a sua única preocupação é pagar a fatura em dia.
Por último, e mais importante, os cartões possuem diversos serviços gratuitos. Entre eles, você pode ter descontos em cinemas, acesso a assistentes pessoais 24h por dia, assistência médica internacional, acesso a descontos em lojas parceiras, salas VIP em aeroportos e muito mais.
Qual escolher?
Para escolher o seu cartão de crédito, você precisa definir as suas metas pessoais. Isso porque isso influencia diretamente na escolha que você fará para o seu cartão no futuro. Vale lembrar que ter mais um cartão pode não ser saudável para as suas finanças e, por isso, evite acumular cartões. Além disso, se você quiser ter mais de um, busque seguir sempre a mesma lógica.
Por isso, se você quer acumular milhas, não faz sentido ter um cartão de crédito de cashback. O contrário também é verdadeiro. Além disso, escolha aquele que dá mais vantagens para o seu perfil de cliente, de acordo com a sua renda. Para isso, evite pagar anuidades desnecessárias e procure instituições confiáveis. Vale lembrar que quanto mais a sua vida financeira estiver concentrada em um banco, mais limite você conseguirá.
Além disso, é preciso entender que limites altos não significam que o cartão é bom. Na verdade, você pode ter cartões excelentes com limites baixos. Por isso, foque mais nos benefícios do que no limite. Assim, você usará o cartão de crédito da forma correta, sem se endividar e sem fazer malabarismos financeiros.