Atualmente, muitos brasileiros estão com o nome sujo, mas mesmo assim querem ter um cartão de crédito. Isso porque a ferramenta facilita o uso do dinheiro no dia a dia e, se for bem utilizado, ainda pode aumentar as vantagens e descontos dos clientes. Apesar disso, a inadimplência afeta diretamente quem quer um cartão.
Isso porque, de forma geral, bancos recusam o produto para quem é considerado mau pagador. Apesar disso, existem estratégias para conseguir um cartão de crédito, mesmo com o nome sujo.
Duas opções de cartão de crédito
Mesmo quem tem o nome sujo pode conseguir acesso a um cartão de crédito comum. Isso porque, além da modalidade comum, existem outras que também são crédito. Apesar disso, o funcionamento pode ser diferenciado, o que não vai agradar todos os brasileiros.
Confira, abaixo, duas opções de cartão de crédito para quem está negativado:
- Cartão de crédito consignado: o produto funciona da mesma forma que o cartão comum. Contudo, assim como acontece no empréstimo consignado, o valor da fatura é descontado automaticamente do pagamento. Ele é excelente para quem recebe aposentadoria ou benefícios do INSS.
- Cartão de crédito pré-pago: nesse caso, é preciso fazer a recarga do cartão mensalmente, caso queira usar o valor. Ele se assemelha ao cartão de débito, mas permite o pagamento no crédito em serviços, como assinaturas.
Outra forma de ter um cartão é buscar instituições que tenham fácil aprovação de limite. Contudo, é importante lembrar que essa liberação acontece caso a caso e nem sempre o que dá certo para uma pessoa dará para outra. Atualmente, o banco Neon tem a fama de dar bons limites para seus clientes, o que também pode acontecer para quem tem o nome sujo.
A melhor estratégia para ter um cartão
Apesar disso, existe uma estratégia infalível para quem quer ter um cartão de crédito de ponta, com muitos benefícios e com limites altos. Contudo, ela exige determinação e paciência, dado que demora um tempo para se realizar.
Ela consiste em, de fato, limpar o seu nome. Para isso, você pode usar a plataforma da Serasa, que une empresas e clientes para negociações de dívidas. Atualmente, é possível fazer isso através de um aplicativo, o que retira a necessidade de ir até um local físico da instituição. Ao limpar o nome e pagar as contas em dia, um bom cartão de crédito será questão de tempo para você.
Atualmente, são 62,5 milhões de brasileiros estão negativados no país, segundo o Mapa da Inadimplência, uma pesquisa feita pela Serasa. Dessa forma, esse é o número aproximado de pessoas que não conseguem um cartão de crédito no Brasil.
Veja ainda: Bancos podem cobrar o Pix? Entenda!