O cartão de crédito é uma ferramenta que vem para auxiliar as transações financeiras do dia a dia. Então, se bem utilizado, tem mais vantagens que desvantagens, mas é preciso ter muita consciência em seu uso. Sendo assim, hoje, o Brasil123 te mostra qual cartão de crédito com menor juros é possível escolher. Veja um comparativo agora e aproveite as nossas dicas para escolher a melhor opção.
Por que preciso tomar cuidado com os cartões de crédito?
Os cartões de crédito costumam ser os vilões das finanças pessoais. Ou seja, a principal razão é que os consumidores pagam juros quando quitam suas contas mínimas, é o chamado “crédito rotativo”. Nesse caso, as taxas cobradas são muito altas.
A Proteste realizou um estudo em que analisou cartões de crédito nacionais e constatou que as taxas de juros podem chegar a 875,25% ao ano. Além das altas taxas de juros, a pesquisa enfatizou que as instituições financeiras não são transparentes com os consumidores ao informar o custo efetivo total que afeta os quatro principais serviços:
- Pagamentos recorrentes
- Saques
- Faturas
- Parcelamento de compras
A falta de clareza é um desrespeito à Lei de Defesa do Consumidor. Isto é, nos termos da legislação, a prestação de um produto ou serviço deve garantir informações corretas, claras e precisas.
Qual é o cartão de crédito com a menor taxa de juros?
O cartão com a melhor avaliação nos quesitos juros, taxas e transparência foi do Banco Intermedium (Inter) Gold-Mastercard. Observou-se a análise da ausência de cobrança de anuidade, juntamente com os menores juros cobrados no rotativo.
É óbvio que o recomendado é utilizar o cartão com moderação e parcimônia, para que o consumidor consiga pagar o valor total de sua fatura em dia, sem precisar entrar no rotativo e criar uma bola de neve com os juros sobre juros. Na sequência, ainda foram pontuados na ordem:
- Inter Mastercard
- Next Visa Internacional
- C6 Bank Mastercard
- Nubank Mastercard
Quais são os cartões com as maiores taxas de juros?
Em disparada, os cartões do Banco Pan apresentaram as maiores taxas e os mais altos juros, com 747,19% ao ano no rotativo.
Deve-se observar que os juros que incidem nos outros serviços também são bem altos. Por exemplo: no parcelamento da fatura, forma mais usual de fugir do rotativo (incorretamente), o CET foi de até 621,38%, no PAN Zero Anuidade. Segue o comparativo dos cartões com as maiores taxas:
- Itaú Credicard
- Original Mastercard
- Banco Pan zero
- Banco Pan Básico
Com estas informações, é possível escolher um cartão que te ajudará mais do que prejudicará. No entanto, é importante ressaltar que esse crédito, liberado sem garantias, se mal utilizado, poderá se tornar uma bola de neve em sua vida financeira.
O cartão de crédito, portanto, é uma grande vantagem, mas precisa de uso consciente e de sabedoria para não entrar em problemas.
Então, agora que você já sabe mais sobre cartão de crédito com menor juros, compare os valores e aproveite para pedir o seu.