A criação do Caixa Tem foi originalmente destinada a intermediar pagamentos do antigo Auxílio Emergencial. Este benefício foi criado durante a pandemia da COVID-19 para ajudar as famílias em situação de risco. No entanto, recentemente a aplicação iniciou o processo de “banking”, incluindo várias novas funcionalidades, para além de pagamentos de apoios adicionais.
Uma das novidades anunciadas pela Caixa Econômica Federal é a possibilidade de os usuários solicitarem um cartão de crédito sem anuidade por meio do aplicativo. Além disso, também é possível obter empréstimos por meio do aplicativo Caixa Tem (iOS, Android).
Cartão de crédito Caixa Tem
O cartão pode ser solicitado digitalmente e permite que os clientes façam compras à vista ou parcelado sem pagar anuidade.
No caso de compras à vista, o usuário terá até 40 dias para efetuar o pagamento sem juros. Por outro lado, as compras a prazo podem ser com ou sem juros, dependendo das condições oferecidas pela facilidade de compra.
Antes de emitir o cartão, o banco faz uma análise usando informações de crédito, dados públicos e dados internos. Esse procedimento gera, portanto, uma pontuação interna que define a aprovação ou reprovação do cartão para o cliente.
Como solicitar um cartão de crédito?
Veja agora o passo a passo:
- Primeiramente, entre no menu do aplicativo Caixa Tem;
- Depois disso, clique em “Cartão de Crédito”;
- Clique também em “Quero meu cartão”;
- Em seguida, confirme suas informações pessoais;
- Leia e aceite os termos;
- Por fim, crie uma senha para o seu cartão.
Empréstimo Caixa Tem – como funciona?
Antes de mais nada, o empréstimo, conhecido como Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), também está disponível por meio do aplicativo. O serviço é destinado a empreendedores individuais (informais) e microempreendedores individuais (MEI).
O empréstimo permite assim o pagamento de despesas com fornecedores, salários de ajudantes/empregados, água, luz e rendas, compras de matérias-primas e mercadorias para revenda, etc.
Os Empreendedores Corporativos (PJs) podem receber até R$ 3.000 em parcelas de 18 a 24 meses, com juros a partir de 1,99% ao mês. No entanto, o Empreendedor Individual (PF) só pode emprestar até R$ 1.000, com taxa de juros de 2,99% a 3,60% ao mês. Nesse caso, os clientes também podem pagar em parcelas entre 18 e 24 meses.
A solicitação de empréstimo para pessoa física pode ser 100% digital por meio do aplicativo Caixa Tem. Quem é MEI deve entrar em contato diretamente com as agências da Caixa Econômica Federal.
Vantagens de ter o aplicativo
Acima de tudo, o Caixa Tem foi pensado visando facilitar o acesso a serviços e transações bancárias para todos os brasileiros. Nesse sentido, através dele, você tem uma conta digital gratuita que pode usar todos os dias.
Assim, com o Pix você pode receber e enviar dinheiro, economizar, pagar contas e boletos, recarregar o celular, fazer seguro, pagar na máquina, fazer empréstimo e sacar dinheiro sem cartão. Do mesmo modo, você pode fazer compras online com seu cartão de débito virtual, pagar suas compras com delivery preferencial ou aplicativos de vídeo e música e transferir dinheiro via WhatsApp.
Finalmente, o aplicativo Caixa Tem é leve e compatível com praticamente todos os celulares. Com isso, a navegação consome pouca internet e é compatível com as redes móveis disponíveis. Aliás, o Caixa Tem também é inclusivo e oferece acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD).
Leia também: Bancos fazem IMPORTANTE mudança