Uma carta do Papa deve ser o tema central de um debate na Câmara dos Deputados. Isso porque o sumo pontífice da Igreja católica publicou, em maio de 2015, uma nota denominada “Laudato Si”, que trata de questões humanas e ambientais.
Assim, agora essa carta será a base para debater esse tema, que é uma preocupação de várias instituições, o que inclui as entidades religiosas.
E se você quiser saber o que diz essa Carta do Papa e o que esperar do debate dos deputados, continue lendo até o final e confira.
Laudato Si: o que diz a carta do Papa
“Laudato Si”, cuja tradução para o português é Louvado Sejas, é uma encíclica, na qual o papa Francisco propõe diversos temas voltados para o cuidado com nossa “casa comum”.
A saber, este termo aparece logo de início, no título da encíclica. Inclusive, o Papa usa a ideia fazendo referência ao cântico das criaturas de São Francisco de Assis.
Outro termo trazido pelo Santo Padre é a Ecologia Integral, pois uma vez que tudo está relacionado, é preciso, segundo Francisco, fazer uma reflexão das questões em um todo. Dessa forma, abrangendo dimensões humanas e sociais.
O texto também ressalta a superioridade do ser humano em relação a outras criaturas, tendo desta maneira, a responsabilidade de ser “guardião da Criação”.
Ao decorrer da encíclica, o Papa retrata problemas encontrados no nosso meio ambiente, e isso pode ser observado principalmente no primeiro capítulo do escrito. Ele possui, dentre outros assuntos, subtemas como poluição e descarte, o clima do planeta, a questão da água, a perda da biodiversidade, entre outros.
Por fim, Francisco propõe uma mudança humana, que ele mesmo chama de conversão ecológica. Segundo ele, é preciso, portanto, que o ser humano mude, interiormente, para que isso reflita em suas atividades. E então, cumprir a, como citada pelo papa, “sua vocação de guardião da Obra de Deus”.
O debate na câmara
O debate que traz como centro da discussão a Carta do Papa, foi proposto pelo deputado João Daniel (PT-SE), e de acordo com ele esse texto é uma “proposta de resgate e celebração dos desafios e caminhos para o enfrentamento das crises climáticas e ecológicas”.
Para discutir esse tema tão recorrente nas principais conferências mundiais, e de maneira especial, discutir a Carta do Papa, o debate contará com diversos convidados.
Entre eles, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado; o gerente de Programas do Movimento Laudato Si’ para Ibero-América, Igor Bastos; e a coordenadora de Campanhas no Movimento Laudato Si’ para o Brasil, Gabriela Consolaro Nabozny.
A saber, o canal da Câmara no YouTube irá transmitir o debate, que acontece às 15 horas do dia 24 de maio no plenário 3. Além disso, o deputado João Daniel informou, também, que o coletivo de organizações da Semana Laudato Si’ Nacional (21 a 28 de maio), solicitou audiência pública na Câmara.
Gostou das informações que trouxemos sobre a Carta do Papa e o debate na Câmara? Então deixe seu comentário e continue conosco para ficar por dentro das notícias mais relevantes do momento.