As movimentações em torno do preço do carro popular já começaram! A saber, como se esperava, as montadoras aguardavam apenas o anúncio oficial do governo federal para iniciar as novas políticas de preços.
Aliás, já se pode observar as novas ofertas, com uma redução significativa dos preços.
Siga a leitura para saber quem já está nessa onda de preços reduzidos.
Novos valores do carro popular
A Renault saiu na frente e deu início à nova era do carro popular com uma redução considerável nos preços. Por exemplo, o modelo Kwid já passa a ser vendido por R$ 58.990, o que representa uma queda de R$ 10 mil em relação ao valor anterior. Isso por conta das medidas implementadas pelo governo.
A Fiat já oferece o Mobi, que antes era anunciado por R$ 68.990, com o novo valor de R$ 58.990,00.
A Volkswagen apresenta oferta do Novo Polo por R$ 78.390,00, quando o preço anterior era de R$ 86.390,00.
Já a Hyundai anuncia no momento a redução do preço do HB20 1.0 Sense de R$ 82.290 para R$ 74.290, promoção que ocorreu pouco antes da divulgação das medidas governamentais.
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Governo decide por descontos em dinheiro
Inicialmente, o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços informou que os descontos finais iriam oscilar entre 1,5% e 10,96%.
No entanto, após conversas com o Ministério da Fazenda, o programa foi ajustado, substituindo a desoneração direta de impostos por um novo modelo.
Sendo assim, para o consumidor, o resultado virá em descontos diretos de R$ 2.000 a R$ 8.000 no valor de compra dos veículos.
Além disso, para deixar os preços ainda mais competitivos, as montadoras podem aplicar suas próprias tabelas, combinando os descontos já praticados no mercado atualmente.
Em resumo, na prática, o governo fornecerá incentivos que representam descontos entre 1,6% e 11,6% nos preços atuais.
“O desconto será em dinheiro”, afirmou o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
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Incentivo tem limite
Os benefícios serão concedidos dentro dos limites de R$ 500 milhões para carros populares, R$ 300 milhões para ônibus e R$ 700 milhões para caminhões.
Esses valores servirão como uma espécie de limite: quando os créditos atingirem esses montantes, o incentivo governamental será encerrado, mesmo que isso ocorra antes dos quatro meses previstos.
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