As medidas anunciadas pelo governo Lula para subsidiar veículos de até R$ 120 mil podem ter efeitos ainda maiores na economia além do carro novo. Isso porque especialistas acreditam que os carros seminovos, de até 3 anos, podem sofrer quedas ainda maiores de preços, o que dará mais acessibilidade do produto às famílias de menor renda.
Por outro lado, os efeitos em maio não foram bons. Isso porque o setor registrou uma redução na venda de veículos, justamente pela espera pela redução de preços do carro novo.
Carro novo vai ficar mais barato
A medida anunciada pelo Governo Federal deixará o carro novo mais barato no Brasil. Isso porque, segundo especialistas, os incentivos tributários darão descontos de até R$ 8 mil no preço, barateando as linhas de financiamento e gerando mais compras do produto.
Por outro lado, outro cenário também será visto. Segundo especialistas, o preço deve ficar ainda mais baixo para quem quer comprar um carro usado. Os seminovos, que possuem até 3 anos de uso, podem ter reduções ainda maiores de preços. Isso porque eles normalmente já valem menos. Com o carro novo mais barato, o seminovo apresenta queda ainda maior para manter competitividade nas vendas.
Ao todo, o governo reservou R$ 1,5 bilhão para o programa que incentivará a compra do carro novo. Dessa forma, quando o valor se esgotar, o programa acabará automaticamente. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa deve durar até 4 meses.
Dessa forma, especialistas explicam que quem queria comprar um carro seminovo agora conseguirá arcar com um novo. Além disso, quem queria um carro usado (mais de 3 anos) agora terá acesso ao seminovo. Por isso, ao longo da cadeia de vendas, o impacto pode ser ainda mais visível, o que também afetará o financiamento.
Apesar disso, economistas acreditam que o sucesso do programa será limitado. Isso porque existem travas no projeto que atrapalham os reais descontos desejados pelo Governo Federal.
As previsões dos economistas
Economistas estão céticos em relação ao programa. Isso porque o sucesso da medida depende de alguns outros fatores que o governo não pode controlar. Com isso, especialistas dizem que os impactos dependem das características da região e a diferença dos preços pode ser relevante entre cada uma das regiões.
Isso porque o preço, além dos custos de produção, depende da oferta e da demanda do produto. Com isso, modelos pouco ofertados dificilmente terão os preços alterados. Por outro lado, carros populares devem ter ainda mais descontos. Contudo, o carro popular deve ter um desconto ainda maior em regiões que possuem mais oferta do produto, o que deve acontecer nos grandes centros do país. Por conta disso, o preço do carro novo flutuará de forma diferente entre as regiões do país.
Ainda, o projeto deve ter uma trava que limita, nos primeiros 15 dias, o desconto apenas para pessoas físicas. Além disso, o prazo pode ser estendido para 60 dias. Isso também afetará os preços.
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