Nos últimos anos, o mercado de venda de veículos tem sido fortemente impactado pela alta de preços. A pandemia impactou o fornecimento das peças necessárias para a montagem dos carros e, além disso, a alta do dólar também foi um outro fator que tem levado os veículos a atingirem valores nunca vistos antes.
Por outro lado, um fator que vem prejudicando a compra de veículos é a alta taxa de juros, que tem feito diminuir a atratividade pela compra de um carro novo, dado que o financiamento acaba sendo a principal forma de adquirir um veículo em nosso território.
Com isso, uma parte da população brasileira tem buscado alternativas para obter um carro novo. Uma das alternativas é utilizar serviços de assinatura de veículos. O serviço é bastante utilizado para períodos curtos, contudo, nos últimos anos, tem surgido como modalidade a locação por períodos extensos. Sendo assim, em vez de comprar um carro, brasileiros tem feito a locação de carros através de um contrato anual
Vantagens em ter um carro por assinatura
Existem diversas vantagens em ter um carro por assinatura. Por exemplo, grande parte dos contratos de assinatura fornecem, além do veículo, despesas com seguro, impostos, revisões, além de manutenção programada. Sendo assim, o cliente não precisará se preocupar em arcar com qualquer outro custo além da mensalidade e combustível.
Geralmente, a assinatura de carros tem contratos que pedem, ao menos, um ano de assinatura. Caso o cliente opte por fazer um contrato maior, terá como vantagem mensalidades menores e, a depender da locadora, pode obter outros tipos de vantagens.
Atualmente, a mensalidade de carros por assinatura de carros populares tem ficado entre R$1400 e R$2100. Os preços variam de acordo com o modelo de carro e incluem desde carros 1.0 manuais até modelos esportivos blindados, além de furgões. Além disso, ao final do contrato, o cliente pode trocar o carro por outro veículo que melhor se adapta a sua realidade naquele momento.
Mercado em expansão
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o Brasil possui, hoje, cerca de 1,1 milhão de veículos destinados ao mercado de locação, sendo 52% voltado para a terceirização de frotas (aluguel para empresas, órgãos públicos, carros por assinatura e locação para motoristas de aplicativos), 32% para turismo e lazer (aluguéis de curta duração para viagens) e 16% em turismo de negócios (aluguéis voltados para viagens a trabalho).
De acordo com um relatório divulgado pelo banco BTG Pactual, “o modelo de assinatura é em média 40% mais barato que financiar o mesmo veículo e 14% barato que adquiri-lo à vista (neste caso, é levado em conta contratos de 24 meses).
Isso se deve pelo fato de o cliente não perder dinheiro com juros e depreciação. Além disso, ele não fica com seu patrimônio imobilizado. Por exemplo, em vez do cliente desembolsar o valor inteiro pelo carro em uma compra à vista, ele pode investir o dinheiro para obter rendimentos.