O que faz um psicólogo? Quais são as oportunidades de atuação desse profissional? Essas perguntas, nós, do Brasil123, pretendemos responder hoje, com este artigo. Conheça, agora, a carreira de psicologia e veja as principais oportunidades de atuação para quem se forma nessa profissão.
O mercado para psicologia
Sabemos que, atualmente, principalmente neste cenário pós-pandêmico, o mercado está precisando de muitos profissionais da área de psicologia para atender a demanda. Desse modo, a revista Veja divulgou uma pesquisa, afirmando que 86% dos brasileiros apresentam algum problema de saúde mental.
Sendo assim, é possível afirmar que a carreira do psicólogo está em ascensão. Isso porque, com toda certeza, é fundamental a presença de um psicólogo(a) em empresas e em outras instituições. Ou seja, vivemos em tempos difíceis e, ter alguém para tratar de questões de saúde mental, é de extrema importância no nosso dia a dia.
Então, para exercer a profissão de psicólogo, é preciso ter curso superior em Psicologia, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Além disso, é necessário obter o registro profissional no CRP (Conselho Regional de Psicologia).
O psicólogo, em sua formação acadêmica, estuda o comportamento das pessoas, bem como os fenômenos psíquicos envolvidos. Desse modo, atua diretamente na realização de diagnósticos, prevenção e tratamentos de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.
Quais são as oportunidades de atuação de um psicólogo?
As oportunidades de atuação do psicólogo estão cada vez maiores, basta escolher em qual área pretende atuar:
- Clínica: atende em consultório particular pessoas que buscam acompanhamento terapêutico com o objetivo de aliviar o paciente. Assim, ajuda-o a lidar com seus conflitos e desafios pessoais.
- Escolas: atende alunos com dificuldades de aprendizagem e problemas psicoemocionais, além de professores e funcionários.
- Hospital: atende em hospitais, prestando apoio aos familiares e pacientes. Desse modo, principalmente atua em situações extremas, como tratamentos mais difíceis e processos de reabilitação emocional.
- Social: atende pessoas em estado de vulnerabilidade, como detentos, idosos em asilos e centros de convivência e pessoas vítimas de violência doméstica.
- Empresas: trabalham no setor de recursos humanos, especificamente no recrutamento e seleção de candidatos. Sua função é selecionar candidatos com perfil ideal para as vagas existentes, de acordo com as necessidades das empresas. Na empresa, o psicólogo também atua na verificação do clima organizacional e na promoção de competências.
- Neuropsicologia: o psicólogo estuda as relações entre o funcionamento do cérebro e os aspectos psicológicos da pessoa. Também, avalia como as funções cerebrais atuam nos comportamentos.
- Trânsito: atua aplicando testes psicológicos em pessoas que estão adquirindo ou renovando a carteira de motorista. Ainda realiza análises de comportamento e também auxilia pessoas que passaram por situações que deram origem a algum stress pós-traumático causado por acidente de trânsito.
O mercado está em ascensão! Assim, vimos que existem inúmeras possibilidades e diversas áreas de atuação. Portanto, não deixe de investir nessa carreira e, caso já atue, não pare de estudar e adquirir novos conhecimentos.
Dessa forma, você vai se manter atualizado, visto que, fazem-se, em todos os anos, inúmeras descobertas sobre diversos assuntos ligados à psicologia. Então, agora que você já conhece mais sobre esse tema!