A marca francesa de varejo, Carrefour, comprou um terreno virtual em Sandbox para sua primeira incursão no metaverso. A compra foi feita para entender melhor a nova era do varejo que parece vir para ficar.
A gigante francesa do varejo comprou um terreno equivalente a 36 hectares de superfície no Sandbox, um videogame baseado em blockchain que permite que indivíduos e empresas se tornem proprietários de terrenos virtuais e os explorem à vontade.
Segundo dados da plataforma OpenSea, a transação custou ao grupo 120 unidades da criptomoeda Ethereum, ou pouco menos de 300 mil euros. Na operação, o Carrefour, o primeiro grupo francês a adquirir terrenos virtuais, foi acompanhado pela Coinhouse, plataforma de investimentos em criptoativos.
Carrefour e realidade virtual
A novidade foi anunciada por Elodie Perthuisot, chefe de e-commerce da empresa francesa. Em postagem nas redes sociais, ela afirmou que este é “um campo virtual e, sobretudo, um campo de inovação para o Carrefour, alinhado com a nossa transformação digital”.
Perthuisot acredita que entrar na sandbox dará às empresas uma melhor compreensão do futuro do comércio e do consumo. Dando a entender que a empresa também planeja lançar projetos específicos em breve.
O Sandbox é um ambiente de jogo virtual lançado em 2011 onde os jogadores podem jogar, construir, possuir e ganhar dinheiro com suas experiências virtuais. Entre outras coisas, dispõem de um conjunto de ferramentas à medida das necessidades dos artistas, criadores e usuários.
A plataforma permite que você se reúna para criar experiências imersivas dos mundos virtuais. No caso do Carrefour, a compra do terreno virtual pode permitir que a varejista crie o primeiro supermercado virtual e comece a vender produtos virtuais certificados, como NFTs (tokens não fungíveis).
O Carrefour se mostra interessado em NFTs, conteúdos digitais intangíveis certificados que garantem a propriedade digital de objetos virtuais individuais não substituíveis. “Não é um assunto reservado ao luxo, disse Élodie Perthuisot, podendo reinventar a relação entre marcas e distribuidores”.
Envolvimento com o metaverso
Se o Carrefour está confiante no futuro do varejo, referente ao metaverso e NFTs, a empresa não é a única que entra na onda. Outras marcas também mergulharam nos mundos virtuais, como Nike ou Balenciaga. Além disso, há poucos dias, a Warner Music Group anunciou a abertura de um parque de diversões de música virtual no mundo virtual Sandbox. Os usuários poderão desfrutar de uma experiência musical única com estrelas como Dua Lipa, Green Day ou Ed Sheeran.
O fenômeno está ganhando força, tanto que Sandbox teve a oportunidade de acelerar seu crescimento com 82 milhões de euros em financiamento. Essa captação de recursos é resultado principalmente do SoftBank, que tem dado uma grande contribuição.
A empresa japonesa disse: “Sandbox desbloqueia novas oportunidades econômicas, permitindo que os usuários construam e monetizem suas criações, de avatares e edifícios a jogos e colecionáveis”.