O Carrefour Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2021 com um lucro líquido de R$ 638 milhões. O resultado corresponde a uma queda de 7% na comparação com o mesmo período de 2020. Já em relação ao segundo trimestre deste ano, houve avanço de 7,7% (R$ 592 milhões). A saber, o valor é atribuído aos acionistas da companhia.
De acordo com o Carrefour, o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ajustado chegou a R$ 1,48 bilhão no trimestre, o que corresponde a um crescimento de 8% no comparativo trimestral e de 10,8% no anual. Já a margem do Ebitda ajustado subiu 0,2 ponto percentual, para 7,9%.
Além disso, o Carrefour Brasil revelou que a sua receita líquida somou R$ 19,85 bilhões entre julho e setembro, o que representa um avanço de 9% na comparação anual. Em resumo, o salto de 14,4% nas vendas totais do Atacadão, para R$ 14,1 bilhões, impulsionaram as receitas totais da companhia.
Apesar da queda, Carrefour encerra trimestre com resultado robusto
Ainda segundo o Carrefour, as vendas brutas alcançaram a marca R$ 20,75 bilhões no trimestre. Esse valor superou em 7,7% as vendas registradas no mesmo período de 2020. Mais uma vez, o Atacadão impulsionou o indicador, visto que as vendas do segmento dispararam 14,3% em um ano.
O Carrefou também destacou que, apesar da queda no lucro na comparação anual, a companhia teve um forte desempenho no trimestre. Em suma, o grupo citou o ambiente extremamente volátil do país, cuja população vem sofrendo com a alta da inflação. E o resultado de tudo isso é a deterioração do poder de compra dos consumidores.
Por fim, o Carrefour Brasil totalizava 756 unidades da rede em setembro após a abertura de sete lojas Atacadão em seis estados do país. No período, a empresa também fechou quatro drogarias, totalizando um aumento de apenas três unidades entre os trimestres.
Leia Mais: Preço do minério de ferro despenca para menor nível em 18 meses