O Carrefour Brasil encerrou o quarto trimestre de 2021 com um lucro líquido dos controladores (não ajustado) de R$ 1,017 bilhão, alta de 8,8% na comparação com o mesmo período de 2020 (R$ 935 milhões). No acumulado de 2021, o lucro chegou a R$ 3,144 bilhões, contra R$ 2,671 bilhões em 2020, expansão de 17,7%.
Em contrapartida, ao descontar outras receitas e despesas operacionais, o lucro ajustado do Carrefour Brasil caiu 13,5% em relação ao quarto trimestre de 2020, passando de R$ 886 milhões para R$ 766 milhões. Da mesma forma, houve queda no acumulado anual (-13,0%), com o lucro caindo de R$ 2,758 bilhões em 2020 para R$ 2,399 bilhões em 2021.
De acordo com o Carrefour, o Ebitda, que representa os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ajustado chegou a R$ 1,757 bilhão no trimestre. A taxa ficou 1,4% maior que a observada no mesmo período de 2020 (R$ 1,732 bilhão). No acumulado anual, a taxa também teve leve alta (+1,9%), passando de R$ 5,715 bilhões para R$ 5,610 bilhões.
Vendas brutas do Carrefour crescem no ano
Ainda segundo o Carrefour, as vendas brutas alcançaram a marca R$ 81,185 bilhões no acumulado de 2021. Esse valor superou em 8,6% as vendas registradas em 2020 (R$ 74,751 bilhões). A saber, o Atacadão impulsionou o indicador, visto que as vendas do segmento dispararam 13,8% em um ano, de R$ 51,817 bilhões para R$ 58,993 bilhões.
O Carrefour também destacou que as vendas brutas no varejo caíram 3,2% em um ano, de R$ 22,934 bilhões para R$ 22,192 bilhões. Em suma, isso ocorreu devido ao enfraquecimento do setor de duráveis, como eletrônicos, que tiveram um desempenho mais fraco em 2021
“[O varejo] foi uma decepção em 2021, no e-commerce, e estamos trabalhando para melhorar isso. Mas não vamos mudar a estratégia, vamos continuar com a venda [de eletrônicos e a venda dos hipermercados]”, disse David Murciano, diretor financeiro do Carrefour Brasil.
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