Neste último sábado (10), o jovem italiano Carlo Acutis, também conhecido como o “padroeiro da internet”, foi beatificado pela Igreja Católica, em Assis, na Itália. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet.
Além do milagre que realizou em 2013, o rapaz também ficou conhecido por utilizar a internet para evangelizar nas redes digitais e por criar grupos para o catecismo virtual. O conteúdo midiático divulgado por Acutis tinha o objetivo de disseminar a palavra de Deus por meio de uma linguagem jovem e acessível aos indivíduos de sua geração.
Legado do jovem italiano
O jovem Carlo Acutis morreu em 12 de outubro de 2006, na Itália, por complicações de leucemia. Ele foi beatificado por causa de um milagre que operou no Brasil, em 2013.
Na época, uma criança de Campo Grande (MS) que tinha problemas no pâncreas recebeu a cura logo após tocar em uma roupa que pertenceu a Carlo. Em razão disto, o Vaticano autorizou a abertura do processo de beatificação do jovem, em 2018.
Com a beatificação, a data de celebração de Carlo passa a ser o dia da morte do jovem católico.
Beatificação
O processo de beatificação requer a comprovação de um milagre, sendo também uma das formas de tornar-se santo, na religião católica. Nesse caso, para o processo de canonização e reconhecimento da santidade é necessário comprovar um segundo milagre.