Cardano é proof-os-stake, uma plataforma blockchain, que tem como principal objetivo permitir que os agentes visionários e inovadores, possam trazer mudanças globais e positivas. O projeto visava redistribuir as estruturas e seus poderes complexos, criando uma sociedade mais justa, segura e transparente.
Fundada em 2017, o token ADA foi projetado para proprietários garantirem que participem nas operações da rede. Sendo assim, quem tem a Cardano tem direito ao voto para propor mudanças no software.
O que é a Cardano?
Como já foi mencionado, a plataforma é a 13° na lista da Brave New Coin ativo na tabela de capitalização. Além dele, existem outros tokens. A equipe que desenvolveu a Cardano inclui membros que possuem cerca de 5,18 bilhões da moeda. Além disso, a ideia dos fundadores é proteger, padronizar e promover a moeda, fornecendo suporte e incubando empreendimentos comerciais em desenvolvimento.
A equipe principal pertencia a rede Shelley, e a empresa trabalhava junto de instituições acadêmicas, corporações e entidades do governo, que tinha como filosofia espalhar a equipe ao redor do mundo.
História
Fundada por Charles Hoskinson, também fundador da rede Ethereum, foi um dos CEO da IOHK, que construiu a empresa. Foi Hoskinson que começou a se envolver com criptomoedas desde 2011, e com as transações e minerações, teve seu primeiro contato profissional em 2013, quando criou e lançou um curso sobre Bitcoin para mais de 80 mil alunos.
Além de empreendedor, o fundador da plataforma também é matemático e no ano passado sua empresa doou mais de U$ 500.000 para pesquisas com a blockchain.
Valor e capitalização
Cardano é considerado um dos maiores blockchains de sucesso atualmente, e tem como mecanismo, consumir menos energia que o proof-of-work, que é o uso do Bitcoin. Embora a rede Ethereum seja muito maior, a ideia é atualizar seu sistema para PoS, e fazer essa transição de forma gradual.
Em 2020 o objetivo da blockchain era ser de 50 a 100 vezes mais descentralizado do que os demais, e naquele momento em que Hoskinson previu esse momento os ativos rodaram na rede. Atualmente a plataforma vale R$ 6,76, possui 2,19% de dominância no mercado e está em 4° lugar no ranking.