Os eleitores do país se preparam para as eleições que irão acontecer amanhã (2). E muita gente terá um grande benefício para se deslocar para o seu local de votação. Isso porque dez capitais do país terão transporte público gratuito neste domingo.
Veja abaixo quais são as capitais:
- Boa Vista (RR);
- Campo Grande (MS);
- Curitiba (PR);
- Fortaleza (CE);
- Maceió (AL);
- Manaus (AM);
- Porto Alegre (RS);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- São Luís (MA).
Além destas, os eleitores de Natal (RN) também terão benefício de uma tarifa social no dia da votação. Já os eleitores de Rio Branco (AC) terão o passe livre garantido no retorno da votação, contanto que apresente o comprovante de votação.
Restituição do IR 2022: saiba se o dinheiro do 5º lote CAIU NA CONTA
Polêmica em Porto Alegre
Na capital gaúcha, a prefeitura chegou a publicar um decreto no ano passado cancelando essa gratuidade do transporte público no dia de eleição.
A saber, a medida era adotada desde 1995. Contudo, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que a alteração ocorreu porque as pessoas moram próximas ao local de votação, ou seja, não precisam utilizar transporte público para votar.
O caso acabou ganhando repercussão, e isso fez o município assinar um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Dessa forma, aqueles que não têm condições de pagar a passagem terão transporte gratuito das 7h às 19h deste domingo.
Em resumo, a pessoa só precisará apresentar um documento com foto e informar que está indo votar, mas que não tem condições de pagar a tarifa do transporte público.
Conta de luz continua SEM COBRANÇA EXTRA em outubro
Transporte público funcionará normalmente nas capitais
Para quem vai precisar utilizar o transporte público do dia da eleição, a notícia é positiva. Isso porque uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o transporte funcione em níveis normais amanhã.
Além disso, os municípios que ofereceram gratuidade no transporte público deverão manter essa medida na votação deste domingo.
“Não há razão para que os municípios que, nas últimas eleições, já executavam alguma política pública de gratuidade no dia do pleito deixem de fazê-lo”, disse.
Leia também: CAIXA TEM: empréstimos de até R$ 4,5 MIL; veja como pedir