Mais uma forte chuva atingiu a capital paulista na tarde desta segunda-feira (8). Com isso, provocou o transbordamento do Córrego Lajeado, fazendo com que a região de São Miguel Paulista, na zona leste, ficasse em estado de alerta entre as 16h30 e às 17h04.
Aliás, as chuvas provocaram queda de granizo e alagamentos em 19 ruas ou avenidas da capital paulista.
Além disso, o Corpo de Bombeiros informou ainda que atendeu 187 chamados para queda de árvores, a maior parte deles referentes à zona sul da capital.
Em um desses chamados, no Jardim Paulista, uma árvore atingiu fios de alta-tensão e caiu sobre um veículo, impedindo que as vítimas saíssem imediatamente do veículo. Segundo os bombeiros, felizmente as vítimas conseguiram depois sair do veículo, sem ferimentos.
Ainda mais, os bombeiros informaram também que receberam chamadas para 11 ocorrências de enchentes em São Paulo e que houve queda de marquise no Parque Ibirapuera, deixando quatro pessoas feridas.
Chuva em São Paulo
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo informou que as chuvas perderam a força. Segundo o centro, nas próximas horas, não há previsão de chuva forte na cidade.
A saber, de acordo com o órgão, esta semana será típica de verão, com calor forte combinado com a umidade. Essa condição deve favorecer o surgimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical e que provocam chuva moderada a forte, principalmente entre quinta-feira (11) e sábado (13).
Assim sendo, há potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, bem como queda de árvores, em função de eventuais rajadas de vento durante os eventos chuvosos.
Por meio de nota, a concessionária que administra o Parque Ibirapuera, informou que o parque foi fechado ao público às 16h desta segunda-feira (8).
“O evento climático provocou impactos na infraestrutura e derrubou árvores no parque. A equipe de brigadistas e médicos da concessionária e o Corpo de Bombeiros socorreram prontamente as quatro pessoas que ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento médico no Hospital Albert”, sinalizou.
Falta de energia
A forte chuva que caiu em São Paulo na tarde desta segunda-feira (8), voltou a provocar quedas de luz em diferentes pontos da capital paulista, conforme relatos dos moradores nas redes sociais. A Enel, concessionária responsável pela distribuição da energia elétrica na cidade, foi cobrada pelos clientes.
A falta de luz foi notada e relatada em bairros como Saúde, Vila Mariana, Vila Clementino, Mirandópolis, Moema Campo Belo e Paraíso (todas na zona sul), e também em estabelecimentos comerciais do bairro Santana, na zona norte da cidade.
Um usuário alega que seis semáforos do caminho da sua casa até o trabalho não estavam funcionando, e outro afirma que a queda de energia aconteceu mesmo quando a chuva não tinha atingido uma alta intensidade.
Aliás, essa é uma realidade que vem sendo enfrentada por muitos moradores da cidade. Mesmo que não estejam em condições meteorológicas extremas, ocorrem quedas de energia ou oscilação na mesma.
Por fim, cabe ressaltar que ainda existem regiões sem energia até a manhã desta terça-feira (9).