Conforme o tempo passa, cada vez mais as pessoas vão se endividando e na maioria das vezes o motivo para isso está ligado ao cartão de crédito. O Brasil chegou em um patamar de alcançar os 68% de endividamento e inadimplentes, índice registrado no último mês de maio, e o motivo para isso na maioria das vezes é a falta de controle e de saber administrar as próprias contas.
Pensando neste cenário, o cartão de crédito vem sendo considerado um dos maiores vilões, principalmente para quem é mais jovem e ainda não entende muito bem a como controlar as próprias contas. Com isso, existem dicas que podem ajudar a usar essa ferramenta de maneira inteligente sem entrar em dívidas.
Usando o cartão de crédito de forma inteligente
Uma das formas de usar de forma inteligente o cartão de crédito é com planejamento. De acordo com os especialistas é preciso estar atento ao limite total do cartão, para que ele não ultrapasse o valor do salário, além de evitar gastar o mesmo valor que ganha, assim não há equilíbrio e no fim do mês sempre vai faltar dinheiro para pagar todas as contas.
O cartão de crédito é um grande facilitador de possibilidades que pode sim facilitar a vida, mas além de usar com inteligência, é preciso se comprometer com a despesa. Afinal de contas o cartão é um dos itens financeiros que mais tem juros altos, principalmente pela falta de pagamento ou do parcelamento. Negociar com a operadora ou a própria instituição financeira pela retirada da anuidade é uma forma de economizar e pagar menos taxas.
Sem contar que existem diversas opções no mercado hoje, de cartões de crédito que não cobram anuidade, principalmente de bancos digitais, e que também oferecem diversos benefícios aos clientes.
Ao usar o cartão de crédito e perceber que não vai dar conta de pagar a fatura total, nunca parcele. As vezes compensa mais fazer um empréstimo para quitar a dívida do que pagar os juros do parcelamento do cartão de crédito. Essas são algumas dicas simples para usar o cartão com mais inteligência e evitar a inadimplência.