Os primeiros candidatos à presidência em 2022 já movimentam-se com o objetivo de convencer os eleitores, e os seus grupos políticos, de que realmente possuem as características necessárias para comandar um país com a complexidade e as singularidades do Brasil. Por isso, segue uma lista com algumas (possíveis) candidaturas à presidência que já podem ser dadas como praticamente certas nesse polêmico e sempre controverso cenário eleitoral brasileiro.
1. Jair Bolsonaro
O atual Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, já tem a sua candidatura dada como certa para 2022. Com uma popularidade que oscila entre 35 e 37%, e ainda sem partido definido, o presidente busca uma reeleição em um cenário que pode tornar-se ainda mais polarizado após a decisão do STF de libertar da cadeia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
2. Fernando Haddad (PT)
Ele foi 2º colocado na última disputa, Fernando Haddad surge como o provável candidato do PT à presidência em 2022. No entanto, caso realmente se confirme a elegibilidade do ex-presidente Lula, tudo indica que este último será o escolhido do partido para medir forças com o atual presidente Jair Bolsonaro nas próximas eleições.
3. Ciro Gomes (PDT)
Outro que já tem candidatura praticamente certa é Ciro Gomes, 3º colocado nas últimas eleições presidenciais, e que se coloca em uma posição mais ao centro, em contraponto a essa atual polarização política no país. Disposto a conversar com ambos os lados, Ciro já desponta como quase uma unanimidade dentro do partido, além de já ter obtido apoio de importantes forças políticas ligadas à esquerda brasileira.
4. Rui Costa (PT)
Mas quem pode surgir como uma espécie de azarão nessa disputa à presidência em 2022 é o atual governador da Bahia, Rui Costa.
Dono de um invejável capital político, muito por conta dos mais de 75% dos votos obtidos na última disputa a governador, por ser o mais bem avaliado entre os governadores brasileiros e por ter assumido uma espécie de liderança no enfrentamento ao presidente, Rui tornou-se uma realidade na avaliação de alguns especialistas.
5. João Dória (PSDB)
O PSDB segue com a tradição de lançar candidatos fortes à presidência do país. Dessa vez é o atual governador de São Paulo que lança-se como o preferido na legenda. Capaz de agregar um capital político do chamado “centrão” e da “centro-direita”, Dória ainda beneficia-se por ter saído na frente com a campanha de vacinação em massa contra o coronavírus.
Correndo por fora, Guilherme Boulos (PSOL), Eduardo Leite (PSDB), Luciano Huck (sem partido) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) também surgem como candidaturas fortes no atual cenário político do país.
Leia também: Covid-19: um pessoa morre a cada três minutos no estado de SP