O câncer é uma doença bastante agressiva que, em muitos casos, pode levar o indivíduo a óbito. Hoje, com os avanços nas pesquisas e estudos, é possível tratar inúmeros tipos de câncer com sucesso, quando a descoberta ocorre precocemente. Mas e o câncer infantil? Saiba como buscar tratamento adequado para o câncer infantil.
Câncer infantil é o nome que se dá aos tumores malignos que se manifestam em crianças e adolescentes. O câncer corresponde a um grupo de doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado e rápido de células. Essas células podem realizar a invasão a tecidos que estejam próximos delas ou podem se espalhar para outras regiões que estão distantes de onde elas se originaram.
O que é câncer infantil?
Como mencionado anteriormente, o câncer infantil nada mais é que um tumor maligno que atinge crianças e adolescentes. É válido salientar que, diferentemente dos tipos de câncer que acometem os adultos, o câncer infantil não resulta da exposição da criança a fatores de risco ambientais ou a um estilo de vida não saudável. Sendo assim, é muito difícil realizar a prevenção desse problema.
Os sintomas do câncer em crianças podem ser: cefaleia, sangramentos, tontura, nódulos (caroços), alterações na visão, inchaço na região abdominal, perda de equilíbrio, perda de coordenação, dentre outros. Porém, esses sintomas não indicam exatamente que a criança está com câncer, mas são um sinal de alerta para que os pais encaminhem a criança para um especialista, a fim de que ele realize uma investigação mais minuciosa.
Características do câncer infantil
O câncer infantil atinge tanto crianças quanto adolescentes. Mas ele possui algumas características que o diferem do câncer que atinge indivíduos adultos. A primeira diferença entre o infantil e em adultos é que nos adultos as células tendem a se multiplicar muito mais rápido. Além disso, como os tumores infantis tem origem embrionária, geralmente, eles se formam por meio de células indiferenciadas, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
É válido destacar ainda que o câncer infantil não possui relação alguma com o estilo de vida da criança. Isso difere do câncer que surge em adultos, que está comumente associado a alguns hábitos como etilismo e tabagismo, por exemplo. Além disso, não há nenhuma evidência científica que associe o câncer infantil a fatores ambientais.
Como buscar tratamento adequado para câncer infantil?
Os cânceres infantis costumam responder bem aos tratamentos realizados. O ideal é que o tratamento seja iniciado assim que o diagnóstico da doença é obtido, já a técnica utilizada para tratar esse problema dependerá do tipo de câncer que a criança possui. Dentre as formas de tratamento mais utilizadas é possível destacar a radioterapia, a quimioterapia e a cirurgia.
Por meio da cirurgia os médicos retiram todo o tumor. Por outro lado, na quimioterapia, são utilizadas substâncias químicas para solucionar o problema. Já a radioterapia consiste em uma técnica que realiza a destruição das células do tumor por meio da radiação, além disso, a radioterapia também consegue impedir a multiplicação das células.