Os canais oficiais de atendimento INSS são importantes ferramentas onde os contribuintes podem tirar dúvidas, dar sugestões de melhorias, requerer benefícios, entre outros serviços. Dessa forma, é importante conhecer quais são os principais a fim de garantir um bom atendimento.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você, que é um contribuinte, possa saber quais são os principais canais oficiais de atendimento do INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Canais oficiais de atendimento INSS: conheça os principais
Bem como todos já devem saber, o Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é o órgão responsável por administrar os benefícios previdenciários no Brasil.
Assim sendo, para garantir um atendimento eficiente e satisfatório aos segurados, o INSS disponibiliza diversos canais oficiais de comunicação. Portanto, é importante que os contribuintes saibam quais são esses canais e como eles funcionam, a fim de obter o melhor atendimento possível por parte do órgão.
Para isso, confira abaixo uma lista com os 5 principais canais oficiais de atendimento INSS.
1. Agências do INSS
Primeiramente, temos que falar sobre as agências físicas, que são os principais canais de atendimento do INSS. São locais onde os segurados podem realizar diversos serviços, como solicitar aposentadorias, pensões, auxílios, agendar perícia médica, entre outros.
Sendo assim, para utilizar esse canal, basta agendar um atendimento pelo site ou telefone do INSS e comparecer à agência na data e horário marcados, levando todos os documentos necessários.
2. Central 135 é um dos canais oficiais de atendimento do INSS
Ademais, a Central de Atendimento do INSS é um serviço telefônico gratuito que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Por meio desse canal, os segurados podem obter informações sobre serviços e benefícios, realizar agendamentos, acompanhar requerimentos, dentre outras demandas.
Além disso, vale ressaltar que para utilizar a central é necessário ter em mãos o número do CPF e documentos pessoais.
3. Meu INSS (aplicativo e site)
Outro canal oficial é o Meu INSS, que trata-se de uma plataforma digital que proporciona comodidade e agilidade aos segurados. Isso porque, através do aplicativo para celular ou do site, é possível:
- Acessar serviços;
- Solicitar benefícios;
- Agendar perícias médicas;
- Acompanhar processos;
- Emitir extratos de pagamento, entre outros.
Sendo assim, para utilizar o Meu INSS, basta fazer um cadastro e fornecer algumas informações pessoais.
4. Auxílio INSS nas redes sociais
Além disso, o INSS também está presente nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Dessa maneira, o órgão divulga informações úteis sobre benefícios, atualizações legais, prazos, entre outras dúvidas comuns dos segurados nessas plataformas.
Portanto, embora não seja possível realizar atendimentos individuais nesses canais, eles são uma ótima fonte de informação atualizada sobre o INSS.
5. Ouvidoria do INSS
Por fim, a Ouvidoria é um canal de atendimento que destina-se a receber reclamações, elogios, sugestões e denúncias sobre os serviços que o INSS fornece.
Sendo assim, por meio do telefone, site ou e-mail da Ouvidoria, os segurados podem relatar problemas ou dificuldades encontradas durante o atendimento.
O que você achou dos canais oficiais de atendimento INSS? Deixe sua opinião nos comentários!