A província do Quebec no Canadá está recrutando 200 trabalhadores para prestarem serviços a mais de 50 empresas no Canadá. As vagas são destinadas a profissionais qualificados nas áreas de: programação, enfermagem, desenvolvimento, engenharia de automatização industrial, gessaria, eletromecânica, operação de máquina, solda, mecânica industrial e muito mais.
Os interessados podem se inscrever gratuita e virtualmente pelo site: quebecentete.com, até o dia 27 de setembro. A diretora de mobilidade da agência Québec International e organizadora do evento, Sara Tapia, disse que esta é a maior edição já desenvolvida. O recrutamento possibilitará que 200 pessoas de todas as partes do mundo concorram a uma vaga de emprego no Canadá.
Ela ainda destacou a preferência das empresas pelos trabalhadores brasileiros, que se sobressaem facilmente pela competência e versatilidade para se adaptar a novas culturas. Mas é preciso estar atento aos requisitos vinculados a cada vaga disponível. Os critérios básicos solicitam dois anos de experiência profissional, graduação no ensino superior e fluência em frânces, idioma oficial do Quebec.
Em caso de dúvidas, basta acessar o portal Quebec na Cabeça e conferir todos os detalhes sobre cada vaga. Feita a escolha pelo cargo desejado, o candidato precisará criar um perfil na plataforma mencionada e preencher um formulário de inscrição fornecendo uma série de dados pessoais. Posteriormente, devem se submeter às entrevistas de emprego junto aos gestores das 50 empresas canadenses participantes do programa.
Esta etapa está prevista para acontecer entre o período de 25 de outubro a 5 de novembro. Os candidatos selecionados serão notificados via e-mail. Em caso de aprovação na entrevista de emprego, o futuro empregado em terras canadenses terá que assinar um contrato de trabalho temporário com duração média de três anos. Durante este período, o profissional terá toda a liberdade e suporte para realizar cursos de francês online e gratuitos, oferecidos pela própria empresa.
A província do Quebec se destaca pela qualidade de vida, segurança e tolerância em relação à diversidade cultural. A cidade de Quebec é o segundo maior polo econômico da província homônima e o sétimo do Canadá, possuindo uma das menores taxas de desemprego nos últimos dez anos (4,8%).
Iniciativas como essa se tornaram cada vez mais comuns. Apesar de o Canadá ser o país mais conhecido por dar oportunidades de trabalho a estrangeiros, outros países se espelham nessa iniciativa.
É o caso de Portugal que, no mês de julho deste ano, anunciou a liberação de 400 vagas de emprego para a multinacional francesa Natixis, que possui filial em Porto. O país irmão do Brasil enfrenta uma certa escassez de mão de obra em determinadas áreas, sobretudo na digital, motivo pelo qual iniciou o recrutamento online a nível global.
Uma vantagem que deve ser observada é que a multinacional oferece um programa de recolocação internacional, que já reúne mais de 80 brasileiros na equipe. O diretor de recursos humanos da Natixis, Maurício Marques, declarou que a oferta de vagas se prolongará até o final de 2021. Portanto, os interessados têm até lá para se candidatar caso tenham interesse nas vagas disponíveis.