De acordo com informações divulgadas nas redes sociais do Ministério da Saúde e da primeira-dama, Janja da Silva, nesta sexta-feira (3), a apresentadora de televisão Xuxa Meneghel será a embaixadora da campanha nacional de vacinação.
O anúncio ocorreu após um encontro entre a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, além de outras mulheres, como Cida Gonçalves e Janja. A campanha buscará reforçar a imunização contra diversas doenças, inclusive o coronavírus.
Sobre o anúncio
Nas redes sociais de Janja, a primeira-dama escreveu: “Vem aí: superparceria pela saúde dos baixinhos e baixinhas! Em reunião nesta tarde, com as ministras Nísia Trindade, Daniela Carneiro [Turismo] e Cida Gonçalves [Mulheres], o Ministério da Saúde convidou a rainha Xuxa Meneghel para ser embaixadora da campanha de vacinação”, escreveu Janja.
“Vacinação é prioridade! A ministra da Saúde, @nisiatrindadelima, a primeira dama, @janjalula, a ministra do Turismo, @danielacarneirooficial, das mulheres @cidagmulher e a @xuxameneghel participaram hoje (3) de um encontro no Instituto Fernandes Figueira, da @oficialfiocruz, para falar da importância de retomar as coberturas vacinais no Brasil”, publicou o Ministério da Saúde.
“Xuxa foi convidada pela ministra Nísia como embaixadora da campanha de vacinação do Ministério da Saúde, que começa em fevereiro. Zé Gotinha ganhou a rainha dos baixinhos como aliada!”, acrescentou.
Campanha de vacinação
O Ministério da Saúde publicou esta semana o Plano Nacional de Vacinação para 2023, que prevê a aplicação de reforço bivalente contra a Covid-19, imunização contra a gripe e campanha de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo.
É importante ressaltar que cerca de 68 milhões de brasileiros ainda não retornaram aos centros de saúde para receber a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid, e 19 milhões ainda não receberam a segunda dose.
Segundo o ministério, a campanha deve começar pelos mais vulneráveis: pessoas com mais de 70 anos, que vivem em instituições de longa permanência, imunocomprometidos e deficientes, além de índios, ribeirinhos e comunidades quilombolas.
Calendário de vacinação 2023
Fevereiro – vacinação contra Covid-19 (reforço com a vacina bivalente)
Público-alvo:
- Pessoas com maior risco de formas graves de Covid-19;
- Pessoas com mais de 60 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Pacientes imunocomprometidos;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP);
- Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
- Trabalhadores e trabalhadoras da saúde.
Março: intensificação da vacinação contra Covid-19
Público alvo:
- Crianças de 6 meses a 17 anos;
- Toda a população com mais de 12 anos;
Abril: vacinação de Influenza
Público-alvo:
- Pessoas com mais de 60 anos;
- Adolescentes em medidas socioeducativas;
- Caminhoneiros e caminhoneiras;
- Crianças de 6 meses a 4 anos;
- Forças Armadas;
- Forças de Segurança e Salvamento;
- Gestantes e puérperas;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas com comorbidades;
- População privada de liberdade;
- Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
- Professoras e professores;
- Profissionais de transporte coletivo;
- Profissionais portuários;
- Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade;
- Trabalhadoras e trabalhadores da saúde.
Maio: multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas
Público-alvo:
- Comunidade escolar.