O Museu do Ipiranga lançou a campanha Juntos pelo Museu, com o propósito de arrecadar verba para o Imposto de Renda, e para o restauro e ampliação do edifício-monumento.
A ação tem como foco os docentes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP), sobretudo aqueles que utilizam o modelo completo de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Este método permite a doação de até 6% do imposto devido para o museu, sendo uma maneira de reduzir o imposto devido ou de aumentar a restituição.
A doação para o Imposto de Renda é bem simples, podendo ser feita por cartão de crédito, boleto bancário ou PIX, cuja chave está hospedada no site parceiro, o Abrace uma Causa. A plataforma digital foi criada exclusivamente para identificar potenciais doadores de iniciativas de cunho social e cultural. Os apoiadores do projeto do Museu do Ipiranga ainda este ano, terão a oportunidade de obter 100% do valor caso recorram ao recibo de doação na Declaração do IR de 2022.
Posteriormente, todos os doadores serão listados e reconhecidos em um agradecimento formal realizado nas futuras dependências do Museu do Ipiranga. O objetivo dos envolvidos é para que esta campanha seja ampliada para o âmbito nacional.
Na oportunidade, o reitor da USP, Vaham Agopyan, destacou o envolvimento da universidade junto ao Museu do Ipiranga que, há mais de oito anos tem se empenhado na restauração e ampliação integral do prédio. A intenção é solidificar uma estrutura moderna e capaz de representar a Independência da Pátria.
“As obras seguem em ritmo acelerado para a reabertura do museu, no bicentenário da Independência, e queremos convidar todos a participarem desta renovação. Para isso, lançamos uma campanha nacional de financiamento para pessoa física, a começar com os professores e funcionários da nossa comunidade”, alegou.
Já o vice-diretor do Museu do Ipiranga, Amâncio Jorge de Oliveira, completou destacando que o museu já se consolidou como um patrimônio nacional cujo valor é imensurável.
Os interessados em fazer a doação devem acessar a plataforma Abrace uma Causa, responsável pelo recebimento dos valores. Os trâmites se referem à identificação do CPF do doador na conta do projeto do museu, devidamente aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, para somente então, fornecer o recibo da doação para o Imposto de Renda.
Este vínculo será mantido até a declaração do Imposto de Renda de 2022, ocasião em que o valor será devidamente restituído ao contribuinte. Mais detalhes podem ser obtidos neste link, onde será possível fazer uma simulação que irá determinar se o contribuinte está enquadrado na declaração completa ou simples, além do quanto ele está apto a doar.
Para aqueles que desejarem, também existe a possibilidade de conferir no extrato da última declaração enviada, a qual categoria se refere o imposto devido. Pois é a partir desse valor que o cálculo dos 6% a serem doados será realizado.
Vale mencionar que a campanha Juntos pelo Museu também conta com o apoio de estabelecimentos situados no bairro Ipiranga. A ação Empresa Amiga permite que comerciantes locais contribuam mensalmente com o projeto em troca de benefícios para a empresa, funcionários e clientes.