A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) revelou, na quinta-feira (05), ter lançado uma campanha para intensificar a “Ação Cidadã Sou Pai Responsável”. Em nota, o órgão explicou que vai oferecer o atendimento especial para os homens que desejam fazer o teste de DNA gratuitamente para que seja possível o reconhecimento da paternidade.
Conforme relata a Defensoria Pública, os interessados em fazer o teste de DNA devem entrar em contato com o órgão entre os dias 9 e 20 de agosto para agendar data e local do procedimento.
De acordo com as informações, para que seja possível fazer o exame, alguns requisitos precisam ser cumpridos como morar em Salvador ou cidades da Região Metropolitana e ainda não ter registrado o nome do pai na certidão de nascimento do filho.
Além disso, também serão exigidos documentos como RG, CPF, comprovantes de residência da mãe, do suposto pai, e ainda a certidão de nascimento da criança.
Ação do DNA gratuito completa 14 anos
Em 2021, a ação do DNA gratuito completou 14 anos de existência. Criada em 2007, a iniciativa da Defensoria Pública tem como objetivo, segundo o próprio órgão, realizar os exames gratuitos e orientar os baianos sobre questões que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares.
No comunicado, a Defensoria ainda explica que oferece outras ajudas como orientações jurídicas, conciliação e mediação de conflitos. “A Ação Cidadã Sou Pai Responsável é intensificada anualmente no mês de agosto, devido ao Dia dos Pais”, explicou o órgão.
Neste ano, a campanha teve a ajuda dos dois principais times do estado: Bahia e Vitória, que aderiram à campanha. Com isso, além de divulgar entre os torcedores o número exclusivo para agendamento dos exames de DNA e reconhecimento de paternidade, os atletas dessas equipes entrarão em campo com faixas em apoio à ação.
Leia também: Padrasto é preso suspeito de torturar menino de 7 anos até a morte no interior de SP