Na próxima segunda-feira (18), taxistas e caminhoneiros autônomos receberão a quarta parcela do auxílio taxista e auxílio caminhoneiro, no valor de R$1000. A princípio, a data do pagamento do benefício seria realizada nos dias 22 e 24 de outubro, contudo, o calendário foi antecipado pelo governo federal.
Segundo o governo federal, a antecipação do pagamento neste mês de outubro “poderá permitir o recebimento de uma parcela extra aos taxistas no mês de dezembro”. Contudo, esta possibilidade será avaliada apenas após o Ministério Público do trabalho realizar um balanço do pagamento dos auxílios. Caso haja valor suficiente para mais uma parcela, o pagamento deverá ser realizado.
Um ponto importante que caminhoneiros autônomos devem se atentar é que o prazo desta janela de cadastro de informações se encerrou na última segunda-feira (10). As informações são analisadas pela Dataprev, empresa estatal responsável pelo processamento de dados do governo federal.
Janela de cadastro de informações para recebimento do auxílio
Contudo, ainda é possível receber as duas próximas parcelas do auxílio caminhoneiro e auxílio taxista. Em relação aos caminhoneiros autônomos, é necessário que estes façam o procedimento de cadastro de informações até o dia 7 de novembro para receber as parcelas de novembro e dezembro. Caso perca esta janela, ainda terá até o próximo dia 28 de novembro para cadastrar as informações e receber o pagamento de dezembro.
Por outro lado, em relação aos taxistas, a janela de cadastro das informações para receber os pagamentos de novembro e dezembro será até 7 de novembro. Caso as informações não tenham sido enviadas até esta data, estas poderão ser enviadas até 28 de novembro para recebimento da parcela de dezembro e, talvez, de uma parcela extra.
É importante pontuar que o envio das informações dos taxistas é de responsabilidade das prefeituras municipais. Com isso, caso o taxista ainda não tenha recebido qualquer pagamento, é importante ir até a prefeitura de sua cidade e verificar se houve alguma inconsistência com seus dados que evitaram o pagamento do auxílio taxista. O pagamento só é realizado se a situação de seu cadastro for regularizada.
Quem tem direito?
Para receber o auxílio caminhoneiro, é necessário que os caminhoneiros autônomos estejam cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNRT-C) da ANTT. Além disso, os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia, bem como o CPF válido.
Por outro lado, o auxílio taxista é pago aos motoristas que possuam registro nas prefeituras. Sendo assim, não é necessário que os taxistas tomem qualquer tipo de ação. Dessa forma, caso o taxista tenha alguma dúvida em relação ao pagamento do benefício, deverá entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro.
Até o momento, 289,985 motoristas de táxi e 341.506 caminhoneiros já foram beneficiados com o pagamento dos auxílios. Ainda, de acordo com os dados divulgados, a região Sudeste concentra mais de 50% dos benefícios pagos aos caminhoneiros, com destaque para São Paulo (100.258) e Minas Gerais (46.514).
Já em relação aos taxistas, o Sudeste também concentra o maior número de auxílios pagos (147.614), o que também representa mais de 50% dos benefícios pagos. Somente em São Paulo foram 59.944 benefícios pagos, no Rio de Janeiro foram 54.722 e, em Minas Gerais, foram 28.996.