A Câmara aprovou o PL que dá autorização para o governo brasileiro fazer a doação de helicópteros ao governo do Paraguai. Assim, essas duas aeronaves serão de uso do policiamento fronteiriço entre Brasil e Paraguai.
As aeronaves são de propriedade da PF brasileira, e conforme afirmações do relator essa doação refletirá positivamente no Brasil.
A existência de conexão entre o trabalho das polícias dos dois países na fronteira faz com que essa ação seja benéfica para o nosso país. Devido a essa correlação, qualquer ação que melhore a capacidade de combate ao crime no país vizinho, terá reflexo positivo por aqui.
Quer entender melhor essa doação de aeronaves do Brasil para a polícia do Paraguai? Esse texto explica todos os detalhes. Continue a leitura até o final.
De quem partiu a ideia para a doação de helicópteros
Primeiramente, a doação será por meio de um Projeto de Lei que passou pela análise da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Assim, a Câmara aprovou o PL 331 de 2020, de autoria do governo Federal, que prevê a autorização para o governo brasileiro doar essas duas aeronaves. Portanto, dois helicópteros serão doados para o governo do Paraguai. Então as aeronaves serão para uso do policiamento da fronteira entre os países.
Sobre os helicópteros
A saber, as aeronaves que o governo brasileiro teve autorização para doar são dois helicópteros dos modelos Bell 412 Classic. Os veículos de origem norte-americana cuja posse é da Polícia Federal do Brasil. Assim, o Coronel Assis, deputado pelo partido União do Mato Grosso, relator da proposta, deu parecer a favor do projeto.
Além disso, o coronel ressaltou que essa medida trará contribuição para o aumento da competência operacional da polícia do Paraguai no combate ao crime. Desse modo, isso gerará efeitos positivos também para o nosso país, uma vez que o trabalho das duas forças policiais guardam certa correlação. Ou seja, o trabalho da polícia do lado de lá é semelhante ao deste lado da fronteira.
Como será a doação de helicópteros
De acordo com texto do projeto que teve a aprovação dos deputados, os veículos de transporte aéreo serão doados no estado de conservação que se encontram atualmente.
Entretanto, os custos com o trajeto dos helicópteros ficarão a cargo da Polícia Federal. Portanto, cabe à instituição promover o transporte desses veículos aéreos de Brasília até Foz do Iguaçu (PR). Pois o procedimento de transferência das aeronaves para o Paraguai ocorrerá nesta cidade. O governo estimou um gasto de R$ 103,6 mil com essa medida.
Sobre a tramitação do projeto que autoriza governo a fazer doação de helicópteros para o Paraguai
Agora o projeto ainda precisa passar pela análise de duas comissões, sendo elas a comissão de Finanças e Tributação e a comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente a análise dessas comissões o projeto deve seguir para o Plenário da Câmara.
Você acredita que a iniciativa do governo brasileiro de fazer doação de helicópteros para o Paraguai realmente tem reflexos positivos para o Brasil? Comente conosco.