É sempre bom ficar de olho na previsão do tempo para não ser pego de surpresa, não é mesmo? A saber, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, na segunda-feira (4), a previsão para as próximas duas semanas.
Em suma, na primeira, entre os dias 4 e 11 de dezembro, os maiores volumes de chuvas são previstos na faixa oeste e centro-sul do País.
Além disso, em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de predomínio de tempo quente e seco no decorrer da semana.
Siga a leitura para conferir todos os detalhes.
Previsão do tempo para a 1ª semana (04/12/2023 a 11/12/2023)
- Região Norte: são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 60 milímetros (mm) no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, sul de Roraima e norte do Amapá que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas devido à combinação de um Vórtice Ciclônico de Altos níveis e ao calor e alta umidade. Com menores acumulados previstos no Tocantins. Nas demais áreas não descartam pancadas de chuvas isoladas.
- Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa. Contudo, não se descarta possíveis pancadas de chuvas isoladas no litoral da região no início da semana, por causa do transporte de umidade do oceano para o continente. Nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, podem ocorrer chuvas em forma de pancadas devido ao calor e alta umidade.
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas chuvas intensas e mais localizadas em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul mineiro, que podem superar os 60 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Menores acumulados são previstos em áreas pontuais da Região Sudeste.
- Região Sul: os temporais continuam no decorrer da semana devido à atuação de uma massa de ar quente e úmida, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e possíveis queda de granizo. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 70 mm em áreas centro-oeste da Região.
Previsão do tempo para a 2ª semana (12/12/2023 a 20/12/2023)
Na segunda semana, entre os dias 12 e 20 de dezembro, poderemos presenciar volumes expressivos de chuva maiores que 60 milímetros (mm) da porção central do País, devido a possível formação de um canal de umidade desde o Amazonas até áreas da Região Sudeste.
Em parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa.
Confira o resumo:
- Região Norte: são previstos acumulados maiores que 50 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Na parte norte, a previsão é de pouca chuva, com acumulados inferiores a 20 mm.
- Região Nordeste: a previsão é de tempo seco e sem chuva, principalmente na costa norte e leste. Contudo, são previstas pancadas de chuvas no Maranhão, Piauí e Bahia, que inclui área do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes que devem ultrapassar 70 mm, especialmente em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Nas demais áreas, não se descarta pancadas de chuvas de forma isolada.
- Região Sul: a previsão é de acumulados de chuvas maiores que 30 mm no Rio Grande do Sul e Paraná. Em Santa Catarina, previsão de pouca chuva.
Fonte: INMET