Nessa segunda-feira (23/08) o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família retorna com o repasse das mensalidades regulares e também com o depósito do auxílio emergencial para quem teve o programa temporariamente substituído. Assim sendo, os beneficiários do Bolsa Família final 4 já podem sacar a parcela de agosto.
Caso optem por não sacar o valor em espécie, os participantes podem movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem, se possuir o cadastro.
Pagamento disponível para beneficiários do Bolsa Família final 4
O calendário do Bolsa família teve uma pausa no final de semana e retornou hoje. Dessa forma, os participantes do Bolsa Família cujo o Número de Identificação Social (NIS) termina em 4 já podem ter acesso ao pagamento, seja ele o regular ou o repasse relativo à 5ª parcela do auxílio emergencial.
De acordo com o cronograma do programa, as datas seguem o cronograma:
- NIS de final 4 – começam a receber hoje, dia 23 de agosto;
- NIS de final 5 – começam a receber dia 24 de agosto;
- NIS de final 6 – começam a receber dia 25 de agosto;
- NIS de final 7 – começam a receber dia 26 de agosto;
- NIS de final 8 – começam a receber dia 27 de agosto;
- NIS de final 9 – começam a receber dia 30 de agosto;
- NIS de final 0 – começam a receber dia 31 de agosto.
Portanto, o pagamento é feito de forma escalonada, somente nos dias úteis e levado em conta o dígito final do NIS. Para localizar o NIS basta verificar a numeração impressa no cartão do programa e no Cartão Cidadão.
Vale salientar que a partir da data de pagamento, o beneficiário tem até 90 dias para retirar o dinheiro. Além disso, o pagamento cai na conta do beneficiário na primeira hora do dia.
Como sacar o Bolsa Família
Há duas opções diferentes de saque do Bolsa Família na Caixa Econômica Federal (CEF):
- No caixa eletrônico (autoatendimento);
- Na boca do caixa.
Na primeira opção, utilizando o caixa eletrônico, não é possível sacar o benefício sem o cartão, pois o sistema precisa identificar os dados do usuário.
Além disso, nessa opção, qualquer integrante da família pode sacar o benefício, desde que o faça na data correta (de acordo com o Número de Identificação Social – NIS), mas é necessário estar com a senha e o cartão.
Porém, se o saque for na boca do caixa, por meio de um atendente, é possível sacar o valor sem cartão ou senha ou sem ambos. Basta informar ao funcionário que é beneficiário do Bolsa Família, mas não está com o acesso. Também é necessário ter em mãos um documento oficial com foto e ser o Responsável Familiar (RF).
Feito o saque, o RF deve informar que deseja fazer um novo cartão e/ou uma nova senha.
Saque na Lotérica
De modo semelhante, ao sacar a parcela em alguma Casa Lotérica sem portar cartão e senha do Bolsa Família, deve-se ter um documento oficial com foto e informar que está inscrito no programa. Também neste caso, somente o RF pode efetuar o saque.
Veja ainda: Calendário do auxílio emergencial 2021 atualizado: veja datas das parcelas extras
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.