Desde o dia 25 de janeiro, temos uma nova etapa de pagamentos com o calendário INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A saber, na ocasião tivemos o início dos depósitos de benefícios para aqueles que recebem até um salário mínimo. Desse modo, os repasses seguem ao longo desta semana.
Aliás, são mais de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, tais como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que serão contemplados com o repasse já com o reajuste do novo salário mínimo.
Para quem não acompanhou, cabe mencionar que o novo piso do INSS está em R$ 1.412, salário mínimo definido para este ano, valor pago a 27,3 milhões de beneficiários.
Continue a leitura para ter mais detalhes e consultar o calendário completo.
Calendário INSS
Para saber a data exata de recebimento no calendário INSS, basta verificar o último número do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço. Se um cartão possui o número 123456789-0, a referência seria o número 9.
Até um salário mínimo
- Final do benefício 1 – 25 de janeiro;
- Final do benefício 2 – 26 de janeiro;
- Final do benefício 3 – 29 de janeiro;
- Final do benefício 4 – 30 de janeiro;
- Final do benefício 5 – 31 de janeiro;
- Final do benefício 6 – 1º de fevereiro;
- Final do benefício 7 – 2 de fevereiro;
- Final do benefício 8 – 5 de fevereiro;
- Final do benefício 9 – 6 de fevereiro;
- Final do benefício 0 – 7 de fevereiro.
Acima de um salário mínimo
- Final do benefício 1 e 6 – 1º de fevereiro;
- Final do benefício 2 e 7 – 2 de fevereiro;
- Final do benefício 3 e 8 – 5 de fevereiro;
- Final do benefício 4 e 9 – 6 de fevereiro;
- Final do benefício 5 e 0 – 7 de fevereiro.
Como consultar o valor que vai receber?
Para consultar o valor que vai receber do INSS, o aposentado ou pensionista que não tiver acesso à internet, deve ligar a Central 135.
Lá, informa o número do CPF e confirma algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Já aqueles que têm acesso à web podem acessar o site ‘Meu INSS’. Então, após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Em complemento, saiba que a consulta também pode ser feita pelo aplicativo ‘Meu INSS’, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
Desse modo, assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.