O calendário oficial de pagamentos do Programa Bolsa Família prevê que, em agosto, o benefício seja repassado entre os dias 18 e 31. Ainda mais, por enquanto, o governo não anunciou oficialmente antecipações no pagamento do benefício para a próxima rodada.
Como se sabe, no modelo tradicional do Bolsa Família, o repasse ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês seguindo o Número de Identificação Social (NIS). Acompanhe o calendário de agosto a seguir.
Calendário do Bolsa Família de agosto
Cabe mencionar que nas rodadas anteriores, o governo federal liberou de forma unificada e antecipada o pagamento do Bolsa Família, no primeiro dia do calendário, para as famílias em situação de emergência e calamidade pública.
Além disso, ocorre ainda a antecipação para aqueles beneficiários que recebem originalmente em uma segunda-feira. A saber, a grana para esses cidadãos fica liberada no sábado anterior.
Assim, em agosto, caso a medida se repita, serão contemplados os beneficiários do Bolsa Família com NIS de finais 2 e 7.
- NIS de final 1 – 18 de agosto;
- NIS de final 2 – 21 de agosto;
- NIS de final 3 – 22 de agosto;
- NIS de final 4 – 23 de agosto;
- NIS de final 5 – 24 de agosto;
- NIS de final 6 – 25 de agosto;
- NIS de final 7 – 28 de agosto;
- NIS de final 8 – 29 de agosto;
- NIS de final 9 – 30 de agosto;
- NIS de final 0 – 31 de agosto.
Confira também: Minha Casa Minha Vida: Conselho APROVA suspensão no pagamento por até 6 MESES
Caixa Tem
O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do Bolsa Família e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupanças digitais da Caixa Econômica Federal.
Leia ainda: ACABOU! Bolsa Família aplica o último pagamento de julho; veja quem recebe
Bolsa Família pode ser pago por criptomoeda no futuro
Por fim, uma novidade foi anunciada recentemente pela Caixa Econômica Federal. A presidente do banco, Maria Rita Serrano, declarou que em breve os benefícios sociais do governo federal, assim como os trabalhistas, poderão ser pagos pelo real digital.
Em resumo, o real digital é a criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC). Então, o banco lançou um consórcio para elaborar os produtos e soluções que poderão ser usadas no sistema digital.
Contudo, enquanto a novidade não chega, os pagamentos do Bolsa Família seguem pelas contas bancárias dos beneficiários e seguindo o calendário do governo federal.
Com informações da Agência Brasil
Veja também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana