Para quem não acompanhou, é importante alertar que o calendário do Auxílio Brasil foi antecipado para a rodada de outubro. Assim, os pagamentos não mais começam no dia 18, e já na próxima semana, a partir do dia 11 de outubro, os beneficiários passam a receber o crédito a que têm direito.
Aliás, a antecipação do calendário é válida tanto para o Auxílio Brasil como para o Vale Gás, que tem uma nova rodada em outubro com o seu valor em dobro.
A saber, o Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União da segunda-feira (3), a Instrução Normativa nº 21 que oficializa um novo cronograma de repasses do programa de transferência de renda para o mês de outubro de 2022.
Calendário do Auxílio Brasil
Cabe destacar que o primeiro grupo a ser contemplado é daqueles beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1.
A partir de então, os pagamentos seguem de forma escalonada, como ocorre normalmente, até o dia 25 de outubro, ocasião na qual recebem os beneficiários com final do NIS 0.
Os pagamentos seguem realizados pela Caixa Econômica Federal e o beneficiário pode movimentar o saldo digitalmente por meio do aplicativo Caixa Tem.
Vale Gás em dobro
Como o pagamento deste benefício é bimestral, agora em outubro temos um novo crédito. A saber, o repasse equivale ao valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.
Para quem não acompanhou, em agosto, 5,6 milhões de famílias foram contempladas. O Auxílio Brasil, por sua vez, chegou a 20,65 milhões de famílias em setembro de 2022, o maior patamar da história dos programas de transferência de renda nacionais, a partir de um repasse total de R$ 12,47 bilhões.
No entanto, o governo já sinalizou que essa marca será ultrapassada, chegando a cerca de 21,1 milhões de famílias em outubro.
Por fim, cabe ressaltar que o Vale Gás utiliza o mesmo calendário do Auxílio Brasil para escalonar os seus pagamentos.
Programa Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é voltado para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade, como apresentar renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases de dados federais.
Por fim, saiba que a seleção é feita considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual.
Leia também: KIT ANTENA: Veja como os inscritos no Cadastro Único podem solicitar
Programação do calendário do Auxílio Brasil
Confira a programação ao longo do mês após o anúncio do calendário do Auxílio Brasil antecipado.
- NIS de final 1 – 11 de outubro;
- NIS de final 2 – 13 de outubro;
- NIS de final 3 – 14 de outubro;
- NIS de final 4 – 17 de outubro;
- NIS de final 5 – 18 de outubro;
- NIS de final 6 – 19 de outubro;
- NIS de final 7 – 20 de outubro;
- NIS de final 8 – 21 de outubro;
- NIS de final 9 – 24 de outubro;
- NIS de final 0 – 25 de outubro.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Veja ainda: CADASTRAR CAIXA TEM: Veja o passo a passo para baixar o aplicativo