Na semana passada, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que o calendário das parcelas extras do auxílio emergencial 2021 será divulgado em breve e enviado para os participantes elegíveis via WhatsApp.
A 5ª, 6ª e 7ª parcelas são referentes à prorrogação recentemente divulgada pelo Governo Federal, pois a priori, o auxílio pagaria somente quatro parcelas, mas devido à pandemia e o plano de imunização ter um andamento lento, o governo decidiu por acatar o apelo da população e da base opositora.
Assim sendo, confira maiores detalhes sobre o assunto e saiba como a tecnologia será uma aliada ao governo; veja como vai funcionar.
Calendários da 5ª, 6ª e 7ª parcelas do auxílio emergencial serão enviados via WhatsApp aos participantes
De acordo com o presidente da CEF, Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas extras do auxílio emergencial 2021.
Desse modo, receberão os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem. Contudo, o usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento dos avisos.
Guimarães informou que serão enviadas mensagens sobre o calendário de depósito na Poupança Social Digital, o calendário de saque em dinheiro e demais informações e comunicados sobre a prorrogação.
Segundo Guimarães, o uso do WhatsApp para enviar avisos é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários muitas vezes sem acesso à internet:
Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas.
Além disso, a utilização da ferramenta digital visa evitar aglomerações e a livre e gratuita circulação de informações sobre o benefício.
Como vai funcionar
Em resumo, a utilização do WhatsApp pela CEF sobre o compartilhamento das informações do auxílio emergencial 2021 acontecerá da seguinte forma:
- Não é necessário fazer uma nova solicitação ou cadastro para receber os avisos no celular, basta checar se o número de contato informado no perfil do aplicativo Caixa Tem está atualizado;
- O assunto das mensagens automáticas incluem: informações sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais avisos e comunicados;
- Mensagens serão gratuitas, garantindo que mesmo aqueles que não tenham acesso a internet, seja rede móvel ou banda larga, possam receber os informes;
- Os comunicados serão enviados a partir de um único número da Caixa de forma automática, ou seja, sem a possibilidade de conversação, sendo utilizado apenas para o envio dos avisos;
- A Caixa ressalta que o perfil jamais solicitará qualquer dado ou informação adicional dos beneficiários, utilizando o canal apenas para enviar os informes oficiais, orientando inclusive aos beneficiários, que não respondam a mensagem recebida.
Fontes: CEF e Jornal O Povo
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