O programa elaborado pelo Governo Federal para o enfrentamento da pandemia pela Covid-19 seria encerrado em julho, mas ganhou três novos ciclos. Tenho isso em vista, confira o calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial para quem não tem Bolsa Família.
O cronograma era bastante aguardado pelos participantes, visto a novidade no envio do cronograma anunciada pela Caixa Econômica Federal (CEF). A 5ª parcela que será paga em agosto é o primeiro ciclo relativo à prorrogação; ou seja, é a primeira parcela extra.
Calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial para quem não tem Bolsa Família
A 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 é o primeiro pagamento extra do programa após ele ser estendido por mais três meses.
A priori, o benefício teria apenas quatro parcelas, mas devido à pressão popular e vacinação lenta, o governo estendeu até outubro o programa de enfrentamento à pandemia pelos grupos mais prejudicados.
Dessa forma, na última quinta-feira (12) o calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial foi divulgado e determina as datas de pagamento para quem não participa do Bolsa Família.
Isso acontece em razão do grupo elegível ao auxilio via Bolsa Família ter o pagamento feito por intermédio de um calendário próprio e inalterável.
Dito isso, veja as datas em que a 5ª parcela será paga para os trabalhadores informais, desempregados, microempreendedores e mulheres chefes de família selecionados via Cadastro Único e que se inscreveram, ainda em 2020 no auxílio pelo site e aplicativo do programa:
- Nascidos em janeiro – 20 de agosto;
- Nascidos em fevereiro e março – 21 de agosto;
- Nascidos em abril – 22 de agosto;
- Nascidos em maio – 24 de agosto;
- Nascidos em junho – 25 de agosto;
- Nascidos em julho – 26 de agosto;
- Nascidos em agosto – 27 de agosto;
- Nascidos em setembro e outubro – 28 de agosto;
- Nascidos em novembro – 29 de agosto;
- Nascidos em dezembro – 31 de agosto.
Portanto, o calendário da 5ª parcela para quem não tem Bolsa Família começa dois dias após o calendário para quem é do Bolsa ser iniciado.
Como de costume, as datas são escalonadas e determinadas de acordo com o mês de aniversário dos participantes nesse mês, grupos que nasceram em meses diferentes receberão no mesmo dia.
O presidente na CEF, Pedro Guimarães, afirmou que as datas não deverão ser antecipadas, como ocorreu nos meses anteriores.
Veja ainda: Auxílio Emergencial: Caixa interrompe os saques da 4ª parcela; entenda
Acompanhe as noticias do Brasil123, clique aqui.