O alho poró é da mesma família dos alhos e cebolas. Assim, com um perfume suave e um gosto mais marcante, utiliza-se essa raiz de diversas maneiras na cozinha. Então, neste artigo você vai conhecer um pouco mais deste vegetal. Além disso, vai aprender a como fazer caldo de alho poró, hoje, aqui no Brasil 123.
O alho poró é tempero?
Sim, usa-se o alho poró como tempero, afinal, perfuma e dá um sabor característico a diversos pratos. Embora este vegetal pertença à família dos alhos e das cebolas, o alho poró tem uma diversidade de uso na cozinha. Seu uso varia desde um simples tempero à ingrediente principal.
Benefícios do alho poró
O alho poró é rico em vitamina C, proteína, fibras alimentares, carboidratos e apenas tem 4,8 calorias. Seus benefícios vão desde o combate de gripes e resfriados, auxílio na redução do colesterol, promove perda de peso, combate os radicais livres, auxilia no funcionamento do intestino, etc.
Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, melhora o aspecto da pele e a resistência dos ossos. Há também alguns estudos que fomentam o benefício do alho poró para a libido sexual e a infertilidade.
Como consumir o alho poró?
O alho poró pode ser consumido cru, em saladas ou cozido. Além disso, você pode usufruir todos os seus benefícios utilizando-o em chás de infusão.
Para consumi-lo cru, lave-o bem e deixe-o de molho em uma imersão de água e cloro (1 colher de sobremesa para 2l de água). Enxague-o em água corrente e fatie o alho poró em fatias finas.
Em preparos, ele pode ser um agregador de sabor ou o ingrediente base da receita. Em ambos os casos, quanto mais fresquinho, melhor para o uso ele será.
O chá pode ser só de alho poró. Nesse caso, adicione uma porção de água fervente, ferva tudo por 2 minutos, tampe e aguarde amornar. Ou, então, misture-o a outros chás, como hortelã, cidreira, etc.
Como fazer caldo de alho poró?
Essa receita é muito saborosa e uma excelente pedida para um jantar mais leve. Para fazer este caldo, você vai precisar de:
- Duas batatas médias;
- Um inhame médio;
- Uma cebola grande;
- Um alho poró inteiro (com as folhas);
- Um maço de cheiro-verde;
- Três colheres de sopa de azeite extra virgem;
- Uma caixa de creme de leite.
Refogue a cebola bem picada no azeite e adicione metade do maço de cheiro verde. Em seguida, coloque as batatas e o inhame picados, com água até cobrir. Acerte o sal e tempere a gosto (com pimenta do reino, noz moscada, páprica).
Cozinhe até ficar tudo bem macio, desligue o fogo e deixe esfriar. Bata no liquidificador todo o cozido, coloque-o na panela e leve ao fogo mexendo novamente. Então, assim que levantar fervura, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e o restante do cheiro verde. Sirva bem quentinho.
A receita deve ficar uma delícia, mas faltou o momento em que entra o ingrediente principal…