A Caixa Econômica Federal anuncia diversas medidas de apoio a 28 municípios no estado de Alagoas, atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, em estado de calamidade.
A saber, as cidades afetadas são: Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Limoeiro, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Pilar, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, São Luiz do Quintunde, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.
Desse modo, a partir desta segunda-feira (4), todas as agências dos municípios afetados passam a abrir às 9h, uma hora mais cedo, para atender a população.
Calamidade pública
As ações acontecem após o reconhecimento pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) da situação de calamidade do Município e a delimitação da área afetada pela Defesa Civil Municipal.
Caminhão-agência da CAIXA
O caminhão da CAIXA está em deslocamento para a região afetada, com chegada prevista para quarta-feira (6). Vale destacar que a unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h, em endereço a ser divulgado oportunamente, prestando serviços essenciais à população.
Cabe explicar que o caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil; atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; pagamento do FGTS; concessão de crédito; auxílio na utilização de aplicativos do banco, como CAIXA Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.
Ainda mais, a movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.
Saque Calamidade do FGTS
A CAIXA vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas pelas enchentes.
Os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais declarando o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial.
O banco também irá auxiliar as autoridades locais no intuito de agilizar a delimitação das áreas afetadas pela calamidade.
Após esta definição os trabalhadores que tiveram suas residências afetadas poderão realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.
A solicitação será realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção “Meus Saques”, no celular, sem necessidade de comparecer a uma agência.
Ao registrar a solicitação, é possível identificar uma conta da CAIXA, ou de outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
CAIXA Seguridade
- Central de atendimento (sinistros e assistência 24 horas) com equipe reforçada e com opção específica para os moradores de áreas afetadas;
- Fluxo facilitado para acionamento de sinistro, com documentação simplificada, proporcionando celeridade ao atendimento;
- Apoio técnico no atendimento aos beneficiários de seguros;
- Prioridade na análise e aprovação – procedimento de pagamento de indenizações para processos de até R$ 10 mil: prazo de dois dias úteis, bastando enviar orçamento e fotos do imóvel.
Contratos Habitacionais
A CAIXA possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.
Incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.
A CAIXA também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma imediata.
Condições Especiais para Clientes
- Condições especiais no CDC Pessoa Física (PF), com até 60 dias de carência e até 60 meses para amortização;
- Operações de crédito Pessoa Jurídica (PJ) para capital de giro com até 12 meses de carência;
- Pausa de até 03 meses no pagamento de contratos de crédito comercial para Pessoas Física e Jurídica;
- Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias;
- Dispensa nos encargos de renovação de operações de Penhor de forma automática;
- Possibilidade de habilitação de carência em contratos de crédito consignado, mediante negociação com as convenentes.
Antecipação do BPC
Para atender a população atingida pelas fortes chuvas em Alagoas, o Ministério da Cidadania garantiu a antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para mais de 112 mil idosos e pessoas com deficiência.
Os técnicos da pasta também estão orientando os gestores municipais sobre o acesso aos recursos do cofinanciamento federal para o Serviço de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e de Emergências e fornecendo suporte técnico para o atendimento das famílias desabrigadas.
A saber, as medidas foram comunicadas pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, durante coletiva de imprensa promovida pela Defesa Civil em Maceió.
Dessa forma, o beneficiário pode pedir a antecipação de mais uma parcela integral do BPC e o valor será descontado em 86 vezes, com carência de 90 dias.
Com informações da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cidadania
Veja ainda: INSS: Conheça as novas regras para ATENDIMENTO PRESENCIAL nas agências