A princípio, os calafrios são uma sensação de frio. Às vezes são acompanhados por contrações musculares rítmicas por todo o corpo. Sendo assim, podem ser de origem física, psicológica ou ambas.
Esse é um sinal para aumentar sua temperatura interna. Esta é uma ação protetora que mantém os órgãos-chave aquecidos se o ambiente externo estiver muito frio e ajuda o corpo a combater infecções.
Calafrios: Causas
No entanto, muitos fatores diferentes podem causar o sintoma. Temperaturas frias podem ser uma das causas mais comuns. Mas uma temperatura que causa esse sintoma em uma pessoa pode ser completamente confortável para outra.
Sendo assim, além de temperaturas frias, algumas outras causas podem incluir:
- Infecção
- Baixo nível de açúcar no sangue
- Reações emocionais
- Malária
- Doenças inflamatórias
- Alguns medicamentos
- Leucemia
Diagnóstico
Se uma pessoa está tendo calafrios persistentes, o médico pode ajudar a diagnosticar a causa subjacente. Portanto, para fazer isso, eles podem:
- Ver os sinais vitais de uma pessoa realizando a leitura da pressão arterial, respiração, pulso e temperatura
- Solicitar o histórico médico completo, vendo as doenças preexistentes, viagens, medicamentos e outros tratamentos médicos
- Perguntar sobre outros sintomas, como tosse, erupções cutâneas, problemas digestivos e outros
- Realizar um exame físico, cobrindo as áreas dos olhos, nariz, garganta, abdômen e pescoço
Os médicos podem realizar exames adicionais. Como, por exemplo, radiografias de tórax, exames de sangue e de urina – se suspeitarem de uma condição subjacente específica.
Gostou das informações? Então, compartilhe conosco sua opinião!