Cidadãos que possuem conta aberta no Caixa Tem, certamente, aguardam ansiosos para receber um dos benefícios programados. É importante observar que desde 2020 o governo federal tem usado este canal como maneira de liberar diversos pagamentos voltados a ajudar a população de baixa renda, assim como os trabalhadores com carteira assinada.
Nesse sentido, as informações da Caixa Econômica indicam que, em 2020 mais de 60 milhões de contas foram abertas no Caixa Tem. Afinal de contas, na pandemia a poupança social digital foi usada como canal para a transferência do Auxílio Emergencial, benefício que durou até 2021. Lembrando que as primeiras parcelas foram de no máximo R$ 1,2 mil por pessoa.
Como a poupança acabou fazendo sucesso e também devido a sua praticidade de enviar os pagamentos usando este canal, o governo passou a ampliar as ferramentas do aplicativo, juntamente com os programas depositados nele. Sendo assim, o governo canalizou todos os pagamentos da Caixa neste sistema e bancarizou uma série de brasileiros.
Outros benefícios do Caixa Tem
Além disso, quando o cidadão opta pelo Caixa Tem, ele economiza tempo evitando filas em agências bancárias ou casas lotéricas. Atualmente, os pagamentos realizados através do aplicativo são principalmente:
- Bolsa Família – a conta é aberta automaticamente para o novo beneficiário;
- Vale-Gás Nacional– a conta é aberta automaticamente para o novo beneficiário;
- PIS (Programa de Integração Social) – a conta é aberta para quem não era cliente da Caixa Econômica;
- Seguro-desemprego – a conta é aberta para quem não informou outro banco sobre sua aceitação;
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) – conta aberta pelo cliente e mediante solicitação, o dinheiro do saque é transferido para a poupança.
Sobretudo, para abrir uma conta no Caixa Tem, basta digitar o número do CPF, celular e e-mail e criar uma senha de acesso. Ao anexar um documento com uma foto e uma selfie (uma foto do seu rosto), você pode desbloquear mais ferramentas.
Pagamentos Caixa Tem em setembro
Primeiramente, as prestações laborais são pagas a pedido do cidadão, sempre no mesmo dia do primeiro pagamento, ou no dia útil seguinte. Todavia, o governo libera mensalmente os pagamentos do Bolsa Família ao Caixa Tem. Neste caso, os depósitos são marcados para:
- Número final do NIS 1: Data de pagamento 18 de setembro
- Número final do NIS 2: Data de pagamento 19 de setembro
- Número final do NIS 3: Data de pagamento 20 de setembro
- Número final do NIS 4: Data de pagamento 21 de setembro
- Número final do NIS 5: Data de pagamento 22 de setembro
- Número final do NIS 6: Data de pagamento 25 de setembro
- Número final do NIS 7: Data de pagamento 26 de setembro
- Número final do NIS 8: Data de pagamento 27 de setembro
- Número final do NIS 9: Data de pagamento 28 de setembro
- Número final do NIS 0: Data de pagamento 29 de setembro
Recebo o Bolsa Família pelo Caixa Tem, como evitar o bloqueio do benefício?
Primordialmente, os dados cadastrais devem estar sempre atualizados. Dessa forma, o destinatário pode permanecer no máximo 24 meses sem atualizar esta informação. Além disso, em caso de alterações é necessário informar o setor responsável pelo cadastramento no município nas seguintes situações:
- Mudança de endereço;
- Alteração do telefone de contato;
- Mudanças na composição familiar (nascimento de filho, falecimento de familiar, casamento e adoção).
Do mesmo modo, os beneficiários também devem estar atentos às regras de condicionalidade do Bolsa Família. O programa exige uma série de conformidades de saúde e educação. Veja como eles são:
- Realizar o pré-natal;
- Estar em dia com o calendário nacional de vacinação;
- Acompanhar o estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- As crianças entre os 4 e os 5 anos devem ter pelo menos 60% de frequência escolar;
- Os beneficiários com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos que não tenham concluído o ensino primário deverão ter uma frequência escolar mínima de 75%;
- Ao matricular uma criança na escola e ser vacinada no posto de saúde, é necessário informar que a família é beneficiária do Bolsa Família.