O aplicativo Caixa Tem liberou para um determinado grupo um saque de R$ 1,4 mil proveniente de benefícios de programas como Auxílio Emergencial, Auxílio Brasil e o Bolsa Família. Dessa forma, confira durante esta leitura se você tem direito ao valor e quais as regras para retirada.
Primeiramente, é fundamental destacar que o Caixa Tem é o aplicativo da Caixa Econômica Federal, usado por milhares de brasileiro para receber benefícios sociais como o Bolsa Família. Do mesmo modo, permite consultar informações como saldos e extratos.
Saque de R$ 1.400 está liberado no Caixa Tem?
Antes de mais nada, um novo saque está sendo liberado no aplicativo, podendo chegar até R$ 1.400. Isso é possível, pois ele engloba depósitos de alguns benefícios sociais, como:
- Programa Bolsa Família;
- Auxílio Emergencial;
- PIS, Programa de Integração Social.
Após a notícia da liberação do novo saque, o número de usuários no aplicativo teve um aumento significativo. Com isso, muitos estão relatando problemas como o app, como bloqueios. Diante disso, não conseguem consultar o saldo ou fazer a movimentação dos valores recebidos na conta digital.
Vale ressaltar que o bloqueio tem gerado grande preocupação entre os beneficiários, visto que não conseguem verificar se há ou não valores a receber dos auxílios e benefícios do Governo Federal. Sendo assim, para resolver a situação é necessário fazer o desbloqueio do aplicativo Caixa Tem.
É importante deixar claro que, somente após a liberação é que os usuários conseguem novamente realizar consultas, além de efetuar os saques de acordo com os saldos que possuem em suas contas digitais. Portanto, a seguir você aprenderá como liberar seu app para uso.
O que pode causar o bloqueio do aplicativo?
De antemão, antes de saber qual o passo a passo para desbloquear seu aplicativo, é fundamental entender quais são as causas que levam até seu bloqueio. Primeiro, confira se esta situação está ocorrendo com você.
Nesse sentido, abra primeiramente seu aplicativo no telefone e verifique se logo no início aparece uma mensagem solicitando que procure uma agência da Caixa Econômica Federal para efetuar o desbloqueio. Então, se isso aparecer é porque você também teve sua conta bloqueada.
Lembrando que existem alguns motivos que podem fazer com que a mensagem no Caixa Tem apareça para você. Acompanhe a seguir quais os principais fatores que podem fazer com que sua conta seja bloqueada:
- Estar com irregularidades em seus dados cadastrais;
- Ter diversos CPFs cadastrados em um mesmo aparelho;
- Seu cadastro estar sendo considerado como suspeita de fraude pelos responsáveis;
- Conter qualquer violação dos termos de uso indicados pelo aplicativo;
- Se o cidadão ultrapassar o limite mensal de movimentação da conta, que é de R$ 5 mil ao mês.
Vale salientar que todos esses fatores podem fazer com que o usuário tenha a sua conta bloqueada. Isso significa, portanto, que não importa se cometeu um erro ou todos eles. De certo, sofrerá a penalização e precisará fazer o desbloqueio.
Apesar disso, você pode ficar tranquilo, pois, o bloqueio da conta não é permanente, a não ser que você tenha cometido alguma infração mais grave. Todavia, se foi um dos indicados acima é simples de ser resolvido e poderá acompanhar o passo a passo a seguir.
Como desbloquear o meu aplicativo do Caixa Tem?
Confira a seguir um passo a passo simples para poder usar o app novamente e sem erros.
- Abra primeiro o aplicativo da Caixa em seu aparelho e faça o login em sua conta;
- Logo após, clique na opção “liberar acesso”;
- Depois disso, um chat automático será aberto para que dê sequência ao seu atendimento;
- Em seguida, em poucos instantes será iniciada uma conversa para ajudá-lo a solucionar o problema. Então, basta seguir todas as instruções e envie os documentos que forem solicitados;
- Finalmente, é preciso aguardar até que todos os documentos sejam analisados pela Caixa Econômica Federal, para que ela dê o retorno. Assim, o prazo de resposta é de 24 a 48 horas.
Se no final do prazo dado pela Caixa, o seu aplicativo não for desbloqueado é preciso então que vá pessoalmente a uma agência da instituição para que seja atendido e efetue o processo.
Leve na ocasião todos os documentos que foram solicitados pelo chat para realizar seu desbloqueio. Com isso, a atendente poderá orientar se ocorreu algum erro ou se é preciso fazer mais alguma coisa.
Além disso, você pode também fazer o desbloqueio do Caixa Tem em uma casa lotérica de sua preferência. Lembrando que este processo e a documentação solicitada é a mesma. Logo, assim que resolver a questão do acesso ao app, confira se o seu cadastro está atualizado e faça o uso normalmente.