Nesta terça-feira (1º), a Caixa Econômica Federal liberou, por meio dos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador, a consulta aos valores do abono salarial PIS 2022, para trabalhadores que fazem aniversário de janeiro a junho.
A saber, para os demais trabalhadores, ou seja, aqueles que fazem aniversário de julho a dezembro, a consulta será liberada no final deste mês ou começo de março.
No entanto, se quiser apenas saber se tem direito, você pode confirmar por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou ainda, pelo telefone 158.
Consulta no Caixa Tem
Em primeiro lugar, se ainda não tiver o aplicativo, providencie a sua instalação. Ele é gratuito e está disponível tanto para celulares Android como iOS.
Então, informe o número do seu CPF para fazer login no app. Entretanto, se esse for o primeiro acesso, é preciso antes de tudo realizar o seu cadastro.
Ao entrar no aplicativo, clique na opção “Abono Salarial”. É aqui que você consegue consultar os valores.
Caixa Trabalhador
Se optar por realizar a consulta ao benefício através deste aplicativo, basta acessá-lo em seu celular ou tablet.
Assim como o Caixa Tem, é um app gratuito e disponível nas lojas de aplicativo.
Clique em “Acessar”, informe e a sua senha, selecione a opção “Abono Salarial” e realize a consulta dos seus valores.
Saiba que neste aplicativo é possível simular o valor do abono, caso ainda não esteja disponível. Para tanto, clique em “Calculadora do Abono”.
Carteira de Trabalho Digital
Aqui temos mais um aplicativo gratuito e disponível nas lojas de aplicativo para sistema Android ou iOS.
Clique aqui para ter todos os detalhes desta consulta.
Qual o valor do Abono Salarial PIS 2022?
É preciso saber que o valor efetivo depende do número de meses trabalhados em 2020. Isso mesmo, esse pagamento é relacionado ao ano base 2020, cujo pagamento foi adiado em 2021 por restrições orçamentárias em função da pandemia.
Mas voltando, caso o beneficiário tenha trabalhado o ano todo de 2020, receberá o valor de um salário mínimo. Se trabalhou apenas 3 meses, por exemplo, basta dividir o valor do salário mínimo por 3 para se ter a quantia a que tem direito.
Clique aqui para consultar o calendário de pagamentos do abono.
Quem tem direito ao Abono Salarial?
Para estar apto a receber é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por um período mínimo de 30 dias em 2020, com uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Ainda mais, é requisito fundamental que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial, conforme a categoria da empresa.
Agora, cabe levantar também quem não tem direito ao benefício:
- Empregado doméstico;
- Trabalhadores rurais empregados por Pessoa Física;
- Trabalhadores urbanos empregados por Pessoa Física;
- Trabalhadores empregados por Pessoa Física equiparada a Jurídica.
Leia também: Quando sai a próxima parcela do Auxílio Gás? Veja a previsão