No último mês, dois pagamentos importantes foram efetuados através do Caixa Tem: a última parcela do abono Pis/Pasep e a parcela de julho do Bolsa Família, beneficiando quase 21 milhões de pessoas.
Assim, por conta da alta demanda dos usuários, o aplicativo tem enfrentado diversas falhas e erros para acessar as contas nos últimos dias. Os problemas variam desde longas filas virtuais de espera, dificuldades para localizar a conta, notificações de conta bloqueada até a indisponibilidade de dados para consulta do Bolsa Família.
Esses inconvenientes são comuns em um aplicativo utilizado por milhões de clientes da Caixa Econômica Federal, especialmente quando coincidem pagamentos de diversos benefícios. Por exemplo, o abono Pis, saque FGTS e Bolsa Família, no mesmo período. Isso é o que pode gerar ainda mais instabilidade no acesso aos serviços.
Assim, com o intuito de auxiliar os usuários, neste post abordaremos os erros mais frequentes no Caixa Tem e apresentaremos soluções para resolvê-los.
Caixa Tem fora do ar: Por que acontece?
Vamos abordar um problema comum que muitos usuários enfrentam ao utilizar o aplicativo Caixa Tem: o erro de conta não localizada. Dessa forma, para aqueles que já utilizam o aplicativo há algum tempo, esse problema não é uma novidade. Ele vem ocorrendo desde os pagamentos do Auxílio Emergencial.
Esse erro costuma acontecer quando o usuário tenta acessar o aplicativo nos horários de maior movimentação. Assim, resulta em falhas momentâneas no processamento dos dados, de acordo com informações fornecidas pela Caixa.
Além disso, outro motivo para dificuldades no acesso ao Caixa Tem pode ser a falta de atualização do aplicativo. Dessa forma, o banco realiza atualizações periódicas no sistema, e se você estiver utilizando uma versão mais antiga, pode enfrentar problemas ao entrar no Caixa Tem.
Leia também: Como fazer inscrição no Cadastro Único 2023: Aprenda aqui!
Caixa Tem fora do ar: Como resolver
Caso você tenha feito o login no Caixa Tem com seu CPF e senha e se deparar com a mensagem de “Conta não localizada”, não se preocupe. Isso não indica nenhum problema com sua conta no Caixa Tem, e não é necessário buscar atendimento nos canais ou agências da Caixa. A recomendação do banco é simples: tente acessar o aplicativo mais tarde, em outro horário do dia.
Se você já possui o aplicativo Caixa Tem instalado há algum tempo em seu celular, verifique na loja de aplicativos se essa é a versão mais recente lançada pela Caixa. A última grande atualização ocorreu em maio e trouxe uma nova interface para o aplicativo.
Atualmente, a versão mais recente do Caixa Tem é a v. 1.80.3, lançada em 28 de junho de 2023. Portanto, certifique-se de estar utilizando essa versão para garantir uma melhor experiência ao acessar o aplicativo.
Leia também: ÓTIMA NOTÍCIA para quem deseja obter o empréstimo consignado BPC
Conta do Caixa Tem bloqueada
Outro problema que pode impedir o acesso aos dados e saldo da conta no Caixa Tem é o bloqueio da conta. Essa mensagem pode surgir por diversos motivos, sendo a maioria deles relacionados a questões de segurança.
Quando a Caixa identifica alguma atividade suspeita ou quando o limite de movimentação mensal é atingido, o sistema realiza o bloqueio da conta. Em alguns casos, é possível desbloquear o Caixa Tem pelo próprio aplicativo, clicando na função “Liberar Acesso” e solicitando um código para cadastrar novamente o dispositivo.
Porém, em situações mais complexas, como problemas com o cadastro ou registro do celular, o Caixa Tem exibe a mensagem “Poxa, sua conta foi bloqueada. Vá até uma agência para mais informações e orientações de como solucionar”. Se você se deparar com essa situação, será necessário procurar uma agência da Caixa e levar seus documentos pessoais, bem como o aparelho celular em que está tentando acessar o Caixa Tem.
Em casos mais simples, o banco permite que a conta seja desbloqueada enviando documentos para o WhatsApp da Caixa. Após a comprovação de que o cadastro está regular, a instituição financeira libera o acesso à conta em até 48 horas.
Atualização para evitar erro do Caixa Tem
Em resposta às dificuldades encontradas pelos beneficiários, a Caixa recomendou, no ano passado, que fosse realizada uma atualização cadastral no aplicativo Caixa Tem como medida para minimizar os problemas.
Para realizar a atualização cadastral no Caixa Tem, o beneficiário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro” dentro do aplicativo e seguir as orientações para o envio dos documentos solicitados, que incluem uma foto (selfie) e documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço. É importante ressaltar que todo o procedimento de envio deve ser realizado diretamente pelo celular, não havendo necessidade de comparecer a uma agência da Caixa.
Essa atualização cadastral visa garantir a veracidade dos dados dos beneficiários, bem como proporcionar uma experiência mais segura e eficiente no uso do aplicativo. Portanto, é recomendado que os usuários sigam as orientações da Caixa e realizem a atualização conforme solicitado para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Caixa Tem.
Leia também: CAIXA anuncia GRANA EXTRA de R$ 6.220 para os trabalhadores; veja quem pode sacar
Para que serve o Caixa Tem?
O Caixa Tem é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, uma instituição financeira pública do Brasil. Ele foi criado para facilitar o acesso e a movimentação de recursos de diversos programas sociais e benefícios oferecidos pelo governo federal.
O principal objetivo do Caixa Tem é proporcionar uma forma digital e segura para que os beneficiários desses programas e benefícios possam receber, armazenar e movimentar os valores disponibilizados pelo governo, sem precisar se deslocar a uma agência bancária. Dessa forma, os usuários podem realizar diversas operações financeiras diretamente pelo aplicativo, como:
- Consultar o saldo disponível;
- Realizar transferências e pagamentos de contas;
- Pagar boletos;
- Fazer compras em estabelecimentos que aceitam o cartão virtual do Caixa Tem;
- Acompanhar o histórico de transações;
- Realizar saques em dinheiro sem a necessidade de um cartão físico em estabelecimentos parceiros;
- Acessar informações sobre os programas sociais e benefícios em que estão inscritos.
O Caixa Tem torna o acesso a esses recursos mais prático e ágil, especialmente para pessoas que não possuem conta bancária ou que têm dificuldades para se deslocar a uma agência física. Com a utilização do aplicativo, o governo busca proporcionar maior inclusão financeira e auxiliar os beneficiários a atenderem suas necessidades de forma digital e segura.