Iniciada em agosto, a nova fase do Bolsa Família viu milhões de beneficiários utilizarem o aplicativo Caixa Tem para receber e gerir os valores. A alta demanda levou a falhas, como filas virtuais extensas, problemas de localização de conta, bloqueios e falta de acesso aos dados do Bolsa Família.
O aplicativo da Caixa, com inúmeros clientes, lida com pagamentos de abono Pis, saques do FGTS e Bolsa Família simultaneamente, ampliando a instabilidade. Assim, abordaremos os erros frequentes no Caixa Tem e suas soluções neste post.
Problema com a Localização da Conta no Caixa Tem
Iniciaremos com um contratempo frequente: a falha na localização da conta no Caixa Tem. Para usuários mais experientes no app, esse erro é familiar desde os tempos do Auxílio Emergencial. Basicamente, essa falha surge em horários de grande movimentação, ocasionando um breve atraso no processamento dos dados, conforme informado pela Caixa.
Como solucionar o problema?
Se o aviso “Conta não localizada” aparecer após o login com CPF e senha, não se preocupe. Sua conta no Caixa Tem não está com problemas, e buscar assistência em agências ou canais não é necessário. A Caixa recomenda tentar acessar o aplicativo mais tarde, em outro momento do dia.
O que evitar? Uma dica adicional: caso se depare com o erro, evite usar outro dispositivo para acessar o Caixa Tem, pois isso pode resultar no bloqueio do app, complicando ainda mais a situação.
Necessidade de Manter o Aplicativo Atualizado
Em certas situações, o desafio de acessar o Caixa Tem pode ser devido à desatualização do aplicativo. O banco periodicamente lança atualizações, e se você possuir uma versão antiga, a entrada no Caixa Tem pode enfrentar complicações.
Qual a solução? Caso já tenha o app Caixa Tem instalado por algum tempo, verifique na loja de aplicativos se possui a versão mais recente da Caixa. Uma atualização significativa ocorreu em maio, introduzindo uma nova interface. A versão mais recente é a v. 1.80.3, lançada em 28 de junho de 2023. A atualização pode ser realizada diretamente na loja de apps.
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Bloqueio de Conta no Caixa Tem
Outra ocorrência que dificulta o acesso a informações e saldo no Caixa Tem é o bloqueio de conta. Essa mensagem pode derivar de variadas razões, a maioria relacionada à segurança.
A Caixa bloqueia contas por suspeitas de acesso ou atingimento de limites mensais. Em situações simples, o desbloqueio é feito pelo próprio aplicativo com a função “Liberar Acesso” e um código. Cenários mais complexos demandam visitas à agência, como falhas no cadastro ou registro do celular, exibindo “Conta bloqueada. Consulte agência”.
Recorra à agência com documentos e celular usado. Assim, a alternativa simplificada é o desbloqueio via WhatsApp da Caixa. Dessa forma, se o cadastro estiver regular, o acesso é liberado em até 48 horas.
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Indisponibilidade de Dados do Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família reportam erros ao consultar informações pelo Caixa Tem. Assim, o app reúne calendário, extrato e status do benefício, mas exibe “Dados não disponíveis” ao consultar parcelas passadas. A razão da indisponibilidade não foi explicada. Contudo, outras plataformas, como o app Bolsa Família e o Portal Cidadão da Caixa, mantêm dados acessíveis e atualizados.
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Pix fora do ar
Além disso, uma queixa comum é a indisponibilidade do Pix no Caixa Tem. Ao concluir transferências, o app exibe “Opa… Problema inesperado” por problemas no sistema, sugerindo tentar novamente mais tarde. Assim, além de atualizar o app, verifique se a transação ocorre no horário adequado. Além disso, a Caixa estabelece limites diários de R$ 1.200 e transações de até R$ 600.
Então, veja os horários e Limites do Pix no Caixa Tem:
- Das 06h às 20h (diurno): envio de até R$ 1.200;
- Das 20h às 06h (noturno): envio de até R$ 1.000 ou limite ajustável pelo titular da conta.
O que é o Caixa Tem?
O Caixa Tem é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, uma instituição financeira do Brasil. Ele foi criado com o propósito de oferecer uma plataforma digital para que os cidadãos possam acessar e gerenciar diversos serviços relacionados a benefícios sociais e programas governamentais. Por exemplo, o Bolsa Família, o Auxílio Emergencial e outros.
O aplicativo permite que os usuários consultem informações sobre seus benefícios, verifiquem o calendário de pagamentos, realizem transferências, pagamentos de contas, recarreguem celulares, façam consultas de saldo, entre outras funcionalidades. O Caixa Tem tem sido especialmente utilizado para a distribuição de benefícios sociais em momentos de crise econômica, como o Auxílio Emergencial durante a pandemia de COVID-19.
Assim, o Caixa Tem é uma ferramenta importante para a inclusão digital de milhões de brasileiros. Dessa forma, eles podem acessar serviços financeiros essenciais por meio de dispositivos móveis, como smartphones. Através do aplicativo, muitas pessoas têm acesso a recursos financeiros de maneira mais ágil e conveniente, sem a necessidade de se deslocar fisicamente a agências bancárias.
Quem pode acessar o Caixa Tem?
O acesso ao Caixa Tem é direcionado a cidadãos brasileiros que atendem a determinados critérios. Por exemplo, eles são normalmente relacionados à participação em programas governamentais ou benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal. No entanto, esses critérios podem variar conforme os programas e as políticas em vigor.
Em geral, o Caixa Tem tem sido utilizado para a distribuição de benefícios como o Auxílio Emergencial, Bolsa Família e outros auxílios sociais. Portanto, quem for beneficiário desses programas e receber pagamentos por meio da Caixa pode acessar o aplicativo para gerenciar seus benefícios.
Além disso, é importante lembrar que a elegibilidade para esses programas é definida pelas políticas do governo e por critérios específicos. Por exemplo, renda familiar, composição da família, entre outros. Assim, as informações sobre quem pode acessar o Caixa Tem e como utilizá-lo geralmente são fornecidas pelo próprio governo. Também pela Caixa Econômica Federal por meio de comunicações oficiais e canais de informação.