Diante de tantas notícias a respeito do Caixa Tem, uma delas merece atenção especial: as tentativas de fraude com o aplicativo.
Como veiculado aqui no Brasil 123, o governo anunciou a liberação de saques extraordinários do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Diante desse cenário, golpistas tentam se aproveitar do momento com uma nova modalidade de ataque.
Fraude no Caixa Tem
A saber, os criminosos abrem o aplicativo Caixa Tem e inserem os principais dados, que são o nome e o CPF, a partir de informações reais.
Vale destacar que para completar o cadastro, eles têm usados e-mail e números de celular aleatórios, de outras pessoas.
E como essas informações são obtidas? É o que você pode se perguntar.
A resposta mais provável são os vazamentos de dados que ocorreram nos últimos anos. Vale lembrar que em 2021, tivemos problemas com invasões e exposição de milhares de brasileiros em casos envolvendo o Ministério da Saúde e órgãos do governo, do Submarino Viagens e da CVC, do iFood, da Renner e da prestadora de serviços e de atendimento e call center Atento e até mesmo do Facebook.
E não é apenas isso, os golpistas vão além e vasculham as redes sociais, enviam mensagens se passando por instituições para confirmar informações, entre tantas outras operações.
Segundo reportagem do Jornal Nacional, vítimas relataram que não havia o saldo a que teria direito para sacar ou que perceberam conflitos entre informações de e-mail e endereço cadastrados, quando comparados aos dados reais.
Com isso, se algo parecido ocorreu com você, cheque novamente os seus dados e consulte se você realmente está elegível a receber o saque extraordinário do FGTS.
Ao observar qualquer inconsistência, dirija-se à sua agência.
Pronunciamento da CAIXA
Acompanhe o posicionamento do banco, por meio de nota:
“A CAIXA esclarece que todas as informações de suspeitas de fraudes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e aos beneficiários, para análise e investigação. Para aprimorar a segurança de seus sistemas e mitigar a ação de fraudadores, o banco emprega mecanismos múltiplos de proteção e monitoramento, tais como validação de dados, autenticação por senha, validação de documentos e segundo fator de autenticação”.
Acesso ao aplicativo oficial
Ficou com receio depois disso tudo? Em primeiro lugar, o passo mais importante é ir até o canal oficial para baixar o aplicativo Caixa Tem.
E como você sabe isso? Vá até a loja de aplicativos do seu celular ou tablet, procure pelo ‘Caixa Tem’ e antes de baixar, confira se o desenvolvedor do app é a Caixa Econômica Federal. Este, que é o aplicativo original, já teve mais de 100 milhões de downloads.
Recomendações de Segurança da CAIXA
O banco alerta para que sejam utilizados somente os canais oficiais do banco sem compartilhar dados pessoais, usuário de login e senha.
Ainda mais, o banco reforça que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links e não pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Além disso, as senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Desse modo, recomenda que as senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.
Por fim, vale destacar que os clientes não devem aceitar ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Se precisarem de suporte, devem sempre procurar um funcionário da CAIXA devidamente identificado.
Leia ainda: Auxílio Brasil: 2 milhões de famílias em extrema pobreza ainda não recebem o benefício