São muitos os relatos nas redes sociais de usuários que enfrentam erro no Caixa Tem, seja para atualizar o aplicativo, seja durante um procedimento normal no uso do mesmo.
Aliás, para quem não está familiarizado, o Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, é uma ferramenta para o repasse de diversos benefícios dos brasileiros, entre eles, o Programa Bolsa Família, o Vale-Gás, entre outros.
Além disso, também tem sido um importante canal para a solicitação de empréstimos.
Diante desse cenário, vamos falar sobre alguns dos principais erros no Caixa Tem, e o que significa cada mensagem.
Como faço para sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico?
Erro ao localizar a conta no Caixa Tem
Vamos falar da mensagem “Erro ao localizar a conta. Não foi possível retornar os dados da sua conta. Por favor, tente novamente daqui a pouco”.
Inicialmente, de acordo com a orientação da mensagem, a primeira atitude a se tomar é aguardar e tentar de novo depois de um certo tempo, ou até mesmo no outro dia, só por garantia.
No entanto, se o problema persistir, muito provavelmente tem relação com a versão do aplicativo.
Como se sabe, constantemente são realizados ajustes e correções no aplicativo, que leva a ter novas versões.
Desse modo, caso você esteja com uma versão anterior à última, na teoria o seu app segue funcionando, mas tudo depende de qual é a sua versão. Se estiver muito distante da mais atual, pode ser apresentada a mensagem citada no início deste tópico.
Então, para resolver o problema, você precisa atualizar o seu aplicativo. Não é necessário desinstalar e instalar de novo. Basta apenas atualizar.
Abra a loja de aplicativos do seu celular, procure pelo Caixa Tem e será apresentado o botão “Atualizar”. Essa é a opção que você deve acionar.
Assim, quando o procedimento estiver concluído, é só acessar o aplicativo e retomar o uso do mesmo.
Bloqueio do Caixa Tem
Esse problema acontece quando existe o registro de um mesmo CPF em mais de um celular, ou quando um número tenta realizar o acesso em diferentes contas do Caixa Tem.
Sendo assim, é apresentada a mensagem: “É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência”.
Então, vá até a agência mais próxima para providenciar a exclusão dos celulares que você não usa mais para acessar o Caixa Tem.
Ainda mais, lembre-se de levar um documento de identificação pessoal com foto.
Recuperar senha Caixa Tem
Para essa questão, existe um procedimento simples que pode ser feito direto no aplicativo, por meio da opção “Recuperar senha”.
Dessa forma, será enviado um link no seu e-mail cadastrado, para acessar e providenciar a criação de uma nova senha.
Contudo, se tiver problemas para acessar o e-mail, será preciso de fato se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal.
Existe ainda outra mensagem de erro no Caixa Tem que pode ser apresentada.
Confira também: Conheça o PIX AUTOMÁTICO: veja quando será implementado e como vai funcionar
Erro de serviço de pagamento indisponível no momento
Essa mensagem é apresentada quando o aplicativo está indisponível. Então, o primeiro passo é verificar se a sua conexão com a internet está funcionando corretamente. Se estiver, de fato é uma instabilidade da plataforma.
Uma dica simples que pode ajudar é reiniciar o seu celular e tentar novamente. Caso não funcione, será preciso aguardar o retorno do aplicativo, até que fique estável para o acesso.
Veja também: Bolsa Família de Outubro diminuiu? Por que meu pagamento só aparece R$ 600?