O Caixa Tem é uma importante ferramenta da Caixa Econômica Federal utilizada para efetuar pagamentos e consultas de programas sociais do governo federal, beneficiando grande parte da população brasileira, incluindo aqueles que recebem o Bolsa Família e o antigo auxílio emergencial.
Recentemente, o aplicativo tem disponibilizado novos saques, incluindo valores de até R$ 1.400.
Porém, muitos usuários têm enfrentado a situação de ter o aplicativo bloqueado, o que impossibilita a consulta de saldos e movimentação dos valores depositados na conta digital. Caso você esteja nessa situação, é importante saber como resolver o problema.
Ao acessar o aplicativo, verifique se há uma mensagem solicitando que você procure uma agência da Caixa Econômica para efetuar o desbloqueio.
O bloqueio pode ter ocorrido por algumas razões, como irregularidades nos dados cadastrais, vários CPFs cadastrados em um único dispositivo, suspeita de fraude no cadastro, violação dos termos de uso do aplicativo ou ultrapassar o limite de movimentação mensal da conta (R$ 5.000 por mês).
Caso o bloqueio tenha ocorrido por algum desses motivos, ainda existem soluções para resolver o problema. A seguir, vamos mostrar as maneiras de fazer o desbloqueio do Caixa Tem.
Desbloquear o acesso ao aplicativo Caixa Tem
Para desbloquear o acesso ao aplicativo Caixa Tem e ter acesso aos valores que precisa receber, siga as instruções abaixo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem e faça o login na sua conta;
- Procure a opção “Liberar acesso”;
- Um chat automático será aberto;
- Inicie uma conversa no chat, siga as instruções e envie os documentos solicitados;
- Aguarde a análise dos documentos pela Caixa, que deve ocorrer em até 24 a 48 horas.
Se o desbloqueio não for efetuado dentro desse prazo, será necessário realizar o desbloqueio pessoalmente em uma agência da Caixa. Leve os mesmos documentos que foram solicitados pelo chat e solicite o desbloqueio.
Você também pode solicitar o desbloqueio em uma casa lotérica, seguindo o mesmo processo e apresentando a mesma documentação que na agência da Caixa. Após resolver o desbloqueio, verifique se o seu cadastro está atualizado no aplicativo.
Uma vez que o seu cadastro esteja atualizado, você poderá acessar o aplicativo para consultar o saldo e movimentar a sua conta normalmente.
Caso tenha outras dúvidas sobre o seu benefício, entre em contato pelos canais oficiais da Caixa Tem, como os telefones disponíveis para capitais e regiões metropolitanas (4004-0104) e demais regiões (0800 104 0104 para ligações e WhatsApp) ou o atendimento para portadores de deficiência (0800 726 2592). Se necessário, também pode entrar em contato com a Ouvidoria Caixa Tem pelo número 0800 725 7474.
Pagamento de benefícios INSS
A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente o pagamento dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para um grupo de brasileiros. Esses pagamentos serão realizados através do aplicativo Caixa Tem.
O calendário de pagamentos do INSS é divulgado anualmente, permitindo que aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS saibam as datas em que terão acesso aos benefícios ao longo do ano.
Geralmente, os benefícios do INSS são pagos nos últimos dez dias do mês e ficam disponíveis até os primeiros dias do mês seguinte. O calendário de pagamento é organizado de acordo com o Número de Benefício (NB), que separa os beneficiários que recebem o piso estabelecido pelo INSS dos que recebem acima desse valor.
Os pagamentos referentes a este mês de julho já começaram e seguirão até o dia 07 de agosto. Os beneficiários devem ficar atentos para acessar os valores disponibilizados pela Caixa Econômica Federal através do aplicativo Caixa Tem.
Calendário de pagamentos
Segue abaixo o calendário completo de pagamentos dos benefícios do INSS para o mês de julho e agosto, dividido em dois grupos de acordo com o valor recebido:
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Beneficiários com NB final 1: 25 de julho;
- Beneficiários com NB final 2: 26 de julho;
- Beneficiários com NB final 3: 27 de julho;
- Beneficiários com NB final 4: 28 de julho;
- Beneficiários com NB final 5: 31 de julho;
- Beneficiários com NB final 6: 01 de agosto;
- Beneficiários com NB final 7: 02 de agosto;
- Beneficiários com NB final 8: 03 de agosto;
- Beneficiários com NB final 9: 04 de agosto;
- Beneficiários com NB final 0: 07 de agosto.
Para quem recebe mais de um salário mínimo:
- Beneficiários com NB final 1 e 6: 1 de agosto;
- Beneficiários com NB final 2 e 7: 2 de agosto;
- Beneficiários com NB final 3 e 8: 3 de agosto;
- Beneficiários com NB final 4 e 9: 4 de agosto;
- Beneficiários com NB final 0 e 5: 7 de agosto.
É importante que os beneficiários fiquem atentos a essas datas para garantir o recebimento dos seus benefícios no período correto.