A Caixa Econômica Federal tem uma modalidade de empréstimo que é feita de forma totalmente digital: o Crédito Caixa Tem. Para tanto, a ferramenta a ser utilizada é o tão conhecido aplicativo Caixa Tem, criado pelo banco para realizar os pagamentos do Auxílio Emergencial.
Agora, o app segue como instrumento para os repasses do Auxílio Brasil, do Auxílio Gás e demais programas sociais do governo.
Mas voltando a falar do empréstimo, todo o processo, desde a solicitação até a concessão são realizados através do Caixa Tem.
Vamos ver como funciona?
Empréstimo pelo Caixa Tem
Em primeiro lugar, é importante explicar quem pode ou não solicitar o crédito. A saber, essa modalidade é voltada para os autônomos (sem carteira de trabalho assinada), beneficiários de programas sociais e destinatários de políticas públicas de distribuição de renda e assalariados.
Contudo, é preciso ressaltar que os beneficiários do Auxílio Brasil não podem solicitar. Além disso, um requisito primordial é que o seu nome não pode estar negativado no SERASA e SPC.
Os valores disponíveis para contratação ficam entre R$ 300 a R$ 1.000, com uma taxa de juros de 3,99% ao mês. É importante saber que o valor efetivo disponível pode variar para cada cliente, uma vez que essa concessão depende do cálculo que o sistema faz após a sua análise de crédito.
De forma resumida, são duas modalidades ofertadas:
- Crédito CAIXA Tem Produtivo: deve ser operado em no mínimo 4 parcelas até 24 parcelas mensais;
- Crédito CAIXA Tem Pessoal: operado em uma parcela até 24 parcelas mensais.
Como contratar?
Você vai precisar atualizar o aplicativo. Para tanto, é necessário digitalizar o documento de identidade e fazer uma selfie. Então, segundo a CAIXA, com esse passo concluído, o cliente terá a avaliação do cadastro validada em até 10 dias.
Dessa forma, ficará disponível a opção ‘Crédito CAIXA Tem’, através da qual você faz a solicitação de empréstimo, e pode ainda realizar uma simulação com o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas.
Mas cabe aqui um alerta! Você já deve ficar preparado. Isso porque os leitores do Brasil 123 nos relatam que o prazo de resposta ultrapassa e muito esse prazo. Além disso, são inúmeros os relatos de clientes que não estão conseguindo acessar o Caixa Tem.