O Caixa Tem já é um aplicativo muito conhecido dos brasileiros. A saber, ele foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal como ferramenta de repasses de benefícios e serviços sociais. São exemplos o Auxílio Emergencial, já finalizado, e os atuais Auxílio Brasil, seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.
E falando em FGTS, vamos aproveitar que nesta quarta-feira (18) foi liberada uma nova rodada do Saque Extraordinário do FGTS, para dar detalhes de como movimentar o saldo no aplicativo Caixa Tem.
Saque Extraordinário do FGTS com depósito no Caixa Tem
O Governo Federal liberou os pagamentos do chamado Saque Extraordinário do FGTS. Nesta operação os trabalhadores podem sacar até R$ 1.000 de suas contas, ativas ou inativas, pelo Caixa Tem, de acordo com o calendário determinado.
Mediante o crédito no aplicativo, são várias as possibilidades para a movimentação do saldo do FGTS.
Vamos falar sobre elas.
Transferência pelo Caixa Tem
Uma primeira opção é utilizar o Pix. Assim, em menos de 10 segundos você faz a transferência do seu dinheiro. Para tanto, é preciso cadastrar a sua chave Pix no banco de sua preferência. Isso porque é a partir dela que você realiza transferências quase que instantâneas e sem custo.
Confira as etapas:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Clique na opção “Pix – Consultas e chaves”;
- Depois escolha a opção “Pagar”;
- Sinalize se vai usar uma chave Pix, QR Code ou outra opção;
- Selecione um tipo de chave Pix e clique em “Continuar”;
- Digite a chave Pix;
- Preencha o valor a ser transferido, digite sua senha do Caixa Tem e escolha a opção “Confirmar” para concluir a transferência.
No entanto, para quem é resistente à nova modalidade, e prefere as transferências mais tradicionais, sem problemas. Você pode fazer essa operação. Para tanto, siga o passo a passo:
- Entre no aplicativo Caixa Tem e clique em “Transferir dinheiro”;
- Informe os dados para a transferência: digite a agência, banco, conta, dígito e valor, informe o tipo de conta, o CPF, o nome de quem vai receber, o valor e confirme a operação;
- Quando finalizada a operação, você pode salvar o comprovante ou enviar a alguém.
Saque para ter o dinheiro em mãos
Aqueles que preferem ter o valor do FGTS em dinheiro em espécie, podem também utilizar o Caixa Tem para realizar o saque.
Para isso, acompanhe as orientações:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Digite o seu CPF e senha, e clique em “Saque sem cartão”;
- Selecione a opção “Gerar código para saque”;
- Siga as orientações apresentadas para o saque no caixa eletrônico, onde você deverá informar o código gerado no aplicativo, que tem a validade de uma hora.
A saber, o saque é realizado sem cartão, então quando estiver no caixa eletrônico, selecione a opção “Entra” do teclado e depois escolha “Saque Caixa Tem”. Então, digite o número do seu CPF e, em seguida, digite o código gerado no aplicativo.
Informe o valor para saque e confirme a operação.
Leia também: Auxílio Brasil: Benefício chega para 18,1 milhões de famílias em maio; veja como sacar