Por aqui vamos passar importantes orientações sobre o uso do Caixa Tem. Aliás, para quem não está familiarizado, o app foi lançado em abril de 2020.
Inicialmente, o objetivo era ser uma ferramenta para o repasse do Auxílio Emergencial, concedido no período mais crítico da pandemia de Covid-19.
Então, como o seu uso cresceu de forma exponencial, acabou por se tornar uma ferramenta definitiva de repasses de diversos pagamentos aos brasileiros. Entre eles, existem programas sociais, tais como o Bolsa Família e o Vale Gás. Além disso, podemos incluir também os benefícios dos trabalhadores, como o FGTS e o PIS.
No entanto, alguns obstáculos podem ser encontrados no seu uso, como por exemplo, o problema com a senha, que interrompe o acesso ao Caixa Tem.
Esqueci a senha do Caixa Tem
A saber, esse não é um problema exclusivo do Caixa Tem. Afinal, quantas vezes não nos esquecemos das senhas do aplicativo do banco, do mercado, entre outros?
Assim, para aqueles que estão com o acesso ao aplicativo interrompido, é importante mencionar que existem alternativas para a retomada do mesmo.
Então, para recuperar a senha esquecida e voltar a acessar os serviços do Caixa Tem, você precisa seguir esses passos:
- No campo de senha, selecione “Recuperar senha”;
- Digite o seu CPF;
- Clique em “Continuar”.
Depois de executados esses passos, o usuário receberá um aviso do aplicativo, informando que as instruções de recuperação da senha foram enviadas para o e-mail cadastrado.
Assim, nessa segunda etapa:
- Acesse o endereço eletrônico cadastrado;
- Abra a mensagem do Caixa Tem;
- Clique em “Link para redefinir credenciais” enviado pelo app para o seu e-mail;
- Na nova tela apresentada, você deverá digitar uma nova senha;
- Em seguida, o site pede a confirmação da nova senha e, ao clicar em “Continuar”, o processo todo será validado.
Confira ainda: MARTELO BATIDO! Governo decide valor do VALE GÁS da próxima rodada; veja o calendário
Mas e se eu estiver sem acesso ao e-mail?
Caso a pessoa não lembre qual foi o e-mail cadastrado, ou não tenha mais acesso ao mesmo, o grau de dificuldade será um pouco maior.
Isso porque não será possível resolver a situação de forma remota, ou seja, você deverá se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal.
No entanto, se isso for muito complicado, e você realmente preferir resolver tudo à distância, saiba que existe uma outra alternativa. Mas é preciso ter ciência de que vai demorar um pouco mais.
Então, existe um recurso que permite você alterar o e-mail cadastrado no Caixa Tem. Assim, você pode deixar esse dado atualizado e evitar futuros problemas.
Desse modo, para alterar o telefone ou e-mail de acesso ao Caixa Tem, abra o seu aplicativo e, na tela de login, digite o seu CPF e toque em “Próximo”.
Na próxima tela, escolha a opção “Recuperar Senha”. Na sequência, coloque novamente seu CPF e clique “Continuar”.
Depois, escolha “Não reconheço esses dados”. Siga o passo a passo para recuperar o seu acesso. Informe os seus dados, conforme solicitados.
Dessa forma, você receberá e-mail e SMS, e também deverá enviar uma foto do seu documento (RG ou CNH) original e uma foto sua segurando o documento.
Feito isso, é só aguardar a análise dos documentos, que pode demorar até 1 dia útil.
Ao final da análise, você receberá um novo e-mail com link para confirmar seu acesso e trocar sua senha. Pronto! Você poderá acessar novamente o Caixa Tem.
Veja também: ATENÇÃO! Quem receber ESTA mensagem pode ter o Bolsa Família BLOQUEADO